Evasão escolar depois da pandemia passará de 30%, diz ONG
O presidente da Parceiros da Educação, Jair Ribeiro, estima que 25% a 30% dos alunos vão abandonar os estudos
O presidente da ONG Parceiros da Educação, Jair Ribeiro, afirmou que no ensino público uma das consequências mais preocupantes da pandemia de Covid-19 será a evasão escolar. Ele estima que 25% a 30% dos alunos vão abandonar os estudos e que, em localidades mais vulneráveis, o percentual será ainda maior.
"A perda em termos de conhecimento e de aproveitamento escolar dos alunos ao longo desse período de quarentena é gigante. Isso vai gerar o que é muito mais complicado que é um processo de evasão e que precisa ser combatido", alertou em entrevista ao Poder em Foco, que vai ao ar no SBT, neste domingo (20), logo após o Programa Silvio Santos.
O presidente avaliou que a manutenção das escolas fechadas aumenta o risco de os estudantes não retornarem mais às aulas e sugeriu a abertura dos espaços para manter o vínculo escola/aluno nas comunidades. "O que eu defendo é abrir as escolas para que, por adesão, os alunos e os professores que quiserem, que puderem, que se sentirem confortáveis com o processo voltarem às aulas", disse.
Jair Ribeiro, 60 anos, é empreendedor, advogado e economista. Há mais de 15 anos, promove a parceria da sociedade civil com escolas públicas. Também é co-fundador da Alicerce Educação e preside a Casa do Saber, instituição que promove debates num canal no YouTube que já conta com 1,22 milhão de inscritos.
Para ele, 2020 é um ano muito ruim para a educação, em geral, mas também houve progressos. "A gente progrediu o uso da tecnologia. Isso é um legado que eu acho que vai ficar. Um legado importante porque quebrou umas barreiras", ponderou. Ele ressaltou, ainda, que ficou evidenciado que o uso da tecnologia como reforço, é uma ferramenta eficiente.
"Esse problema da pandemia vai ter um reflexo gigante na desigualdade. Esse é o próximo grande tópico a enfrentar como sociedade e única forma de você quebrar esse ciclo viciosos da desigualdade social é via educação", concluiu.
O Poder em Foco é o programa de entrevistas do SBT em parceria editorial com o jornal digital Poder 360. É apresentado pelo jornalista Fernando Rodrigues e vai ao ar todos os domingos, logo após o Programa Silvio Santos.
saiba maisSBT