Por que grávidas enjoam? entenda
O corpo da mulher na gravidez passa por diversas transformações. Durante os três primeiros meses de gestação, cerca de 80% das mulheres enfrentam a fase do enjoo. Ainda não há resposta exata para explicar por que esse sintoma ocorre, mas há algumas possibilidades. Confira a seguir:
- Alterações hormonais
A mulher grávida começa a ter novos hormônios na circulação sanguínea, como a gonadotropina coriônica – HCG, produzido e secretado pela placenta. Contudo, além de cumprir as funções naturais, esse hormônio deixa a digestão dos alimentos mais lenta, consequentemente, o tempo de esvaziamento gástrico aumenta e faz com que o alimento prolongue a permanência no estômago, provocando náuseas.
Outra questão é que o corpo aumenta de forma mais rápida a produção de estrogênio e progesterona, que alteram a movimentação do aparelho digestivo ocasionando enjoos.
- Fatores emocionais
As mudanças emocionais também aumentam a possiblidade de enjoo. As mulheres vivem alterações seu corpo e precisam lidar com os desafios na maternidade.
Consequência disso, as grávidas ficam mais ansiosas e com apreensões, o que pode dificultar a alimentação e gerar enxaqueca tensional.
Com informações CordVida
Leia também:
+ Começa pagamento do Auxílio Emergencial de R$ 300; veja quem tem direito
+ Restituição do Imposto de Renda é paga a 28 mil paraibanos nesta quarta (30)
+ PM prende suspeitos de crimes durante operação em paradas de ônibus de João Pessoa
+ Governo da PB regulamenta distribuição de auxílio para setor cultural