Entenda o perigo de deixar senhas salvas no navegador
A dinâmica desses ataques é simples e possibilita o acesso a uma tabela com informações sigilosas do usuário
A internet e suas plataformas de navegação facilitam cada vez mais a vida dos usuários. Uma ferramenta muito utilizada e oferecida pela maioria dos navegadores é a memorização das senhas, mas é preciso cautela.
O site ‘We Live Security’ explicou os perigos de aceitar que o navegador armazene esses dados.
“Se um atacante tiver acesso ao computador, ele pode facilmente obter as senhas, descriptografá-las e roubá-las em texto simples. Esse tipo de comportamento foi observado em vários códigos maliciosos e até mesmo em trojans bancários direcionados especificamente para a América Latina, onde se destinam a roubar credenciais de acesso de serviços home banking”, diz a publicação.
De acordo com o site, a dinâmica desses ataques é simples e possibilita o acesso a uma tabela com informações sigilosas do usuário.
+ Mulher acorda durante a madrugada com cobra picando sua testa; veja
A publicação ressalta ainda que o mecanismo costuma apresentar um risco de segurança nos casos em que o computador já estava previamente comprometido, mas ao usar a função, isso se torna um ‘vetor de ataque extra’, que pode ser explorado por um atacante.
+ Na Ucrânia, queda de avião militar deixa 26 mortos e um sobrevivente
O site alerta que o ideal é não utilizar essa ferramenta, mas caso o usuário queira usá-la, é importante não usar para salvar senhas de acesso ao serviço eletrônico bancário, redes sociais e qualquer site que contenha informações pessoais.