Militares indianos são mortos durante confronto com tropas da China
De acordo com a agência de notícia Associated Press, esse é o primeiro confronto registrado entre os dois países que provocou a morte de soldados desde 1975.
Três militares indianos foram mortos durante confronto com tropas da China na fronteira no alto do Himalaia, conforme informou o exército indiano nesta terça-feira (16).
De acordo com a agência de notícia Associated Press, esse é o primeiro confronto registrado entre os dois países que provocou a morte de soldados desde 1975.
Há mais de um mês, vários soltados dos dois países estão concentrados em Aksai Chin-Ladakh. Contudo, o confronto acontece durante um momento em que se fazia um esforço para se reduzir a tensão no local.
Segundo o exército indiano, também houve mortes do lado chinês, mas Pequim não confirmou.
A China acusou o país indiano de responsabilidade pelo incidente ao atravessar duas vezes a fronteira. Conforme Zhao Lijian, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês, as tropas da índia "atravessaram a fronteira e provocaram e atacaram os chineses, o que gerou um grave confronto grave".
Em seguida, autoridades de ambos os países se reencontraram. "China e Índia concordam em seguir resolvendo os problemas bilaterais por meio do diálogo. Pedimos novamente à Índia que controle suas tropas na fronteira. Não atravessem a fronteira, não provoquem problemas", declarou o porta-voz chinês.
Leia também:
+ Covid-19: vacina que será testada no Brasil apresenta 90% de eficácia
+ FaceApp pode roubar dados dos usuários na internet; saiba como se prevenir
+ Novos secretários de Educação, Planejamento e Habitação de João Pessoa são nomeados