Aplicativo CPF digital é lançado para declaração do Imposto de Renda
Segundo o último balanço divulgado pela Receita, foram recebidas 14 milhões de declarações do Imposto de Renda.
Um aplicativo CPF Digital foi lançado pela Receita Federal e traz a versão digital do documento. A novidade deve auxiliar o contribuinte no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF) e já está disponível para download nas plataformas da Google Play e App Store.
Através do chatbot, o contribuinte deve esclarecer dúvidas sobre como preencher a declaração do IR, como consultar a restituição, prazo para apresentação, multa por atraso na entrega ou não apresentação, situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão, como também, isenção para portadores de moléstias graves.
De acordo com o secretário Especial da Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto, por ora, a prioridade é a utilização do chatbot para restringir o atendimento presencial em função da pandemia da Covid-19.
“Mas a proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão. No futuro, o CPF Digital poderá se tornar a porta de acesso para os principais serviços aos brasileiros", declara.
Segundo o último balanço divulgado pela Receita, foram recebidas 14 milhões de declarações do Imposto de Renda. A expectativa é que sejam entregues 32 milhões até o dia 30 de junho.
Leia também:
+ UPAs de João Pessoa irão funcionar com atendimentos exclusivos para casos da Covid-19
+ Testes rápidos em formato ‘drive thru’ para diagnóstico da Covid-19 é realizado em Bayeux
+ João Pessoa tem mais de 1.500 casos confirmados da Covid-19; veja lista de bairros