TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
13 de maio

Conheça filmes para aprender sobre a escravidão abolida há 132 anos no Brasil

A Lei Áurea foi assinada no dia 13 de maio de 1888 e extinguiu a escravidão no Brasil.

Por Redação T5 Publicado em
Whats App Image 2020 05 13 at 09 49 09

Nesta quarta-feira (13), completa 132 anos que a Lei Áurea foi assinada e extinguiu a escravidão no Brasil. A medida garantiu o fim de uma das maiores crueldades impostas na civilização. 

Obras cinematográficas foram desenvolvidas a fim de retratar o período que durou quase quatro décadas no país.

'12 anos de Escravidão' (2013)

A história real de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), é retratada no longa. Ele é um homem negro livre que é sequestrado e vendido como escravo antes da Guerra Civil americana, que provocou a libertação definitiva dos escravos no dia 1º de janeiro de 1863 (a data dos Estados Unidos é outra).

'Quanto Vale ou É por Quilo?' (2005) 

Embasado no conto "Pai Contra Mãe", de Machado de Assis, é construído de forma inteligente um paralelo entre a situação dos escravos e a de brasileiros na miséria, que são explorados por algumas ONGs que adquirem recursos para vender a imagem de pobreza.

'Quilombo' (1984) 

A obra é inspirada nos livros "Ganga Zumba", de João Felício dos Santos, e "Palmares", de Décio de Freitas, e traça a trajetória mítica de Zumbi (Antônio Pompêo), o afilhado de um príncipe africano que, por volta de 1650, contestou pensamentos do mentor e enfrentou o maior exército da colônia do Brasil.

'Doce País' (2017) 

No fim de 1920, Sam Kelly (Hamilton Morris) é um aborígene de meia-idade que se salva da escravidão e vive livre com o dono de uma fazenda na Austrália. Contudo, o personagem é tratado com intolerância e o ódio de uma população conservadora que não aceita sua liberdade.

'Besouro' (2009) 

Besouro Mangangá (Ailton Carmo), é em 1920 que, mesmo após a assinatura da Lei Áurea, era tratado como escravo no interior da Bahia.

'A Última Abolição' (2018) 

É um documentário de Alice Gomes que resgata os movimentos abolicionistas e aponta que, sem não houvesse o protagonismo dos escravos na luta pela própria liberdade, a abolição provavelmente teria demorado mais tempo para acontecer.

Com informações Uol

Leia também:

Procon flagra lojas de serviços não essenciais abertas e funcionando em Campina Grande

Secretário alerta sobre penalidades a quem descumprir medidas de isolamento em João Pessoa

Prefeitura de Patos anuncia medidas mais restritivas e não descarta 'lockdown'



Relacionadas