Chuva de meteoros que vieram do Halley acontece durante esta madrugada
O evento é visível a olho nu, sem que haja necessidade de telescópios ou de equipamentos especiais.
Durante a madrugada desta quarta-feira (6), acontece o pico da chuva de meteoros do ano, Eta Aquáridas. A partir de 3h (de Brasília), quem olhar para o leste poderá ver até 50 meteoros por hora.
O que torna o acontecimento especial é o ponto onde os meteoros convergem, na constelação de Aquário, e a sua composição de resquícios do cometa Halley.
A Eta Aquáridas também é conhecida pela rapidez e densidade. Vários meteoros viajam a 70 km/s, incandescentes na atmosfera da Terra, deixando rastros brilhantes no céu noturno.
O evento é visível a olho nu, sem que haja necessidade de telescópios ou de equipamentos especiais. Ele é mais intenso em regiões tropicais do hemisfério sul do planeta e por isso, os brasileiros são os mais privilegiados. A população do Norte e Nordeste poderão enxergar com mais facilidade.
"É praticamente certo que vocês conseguirão ver alguns meteoros riscando o firmamento. A quantidade depende do local onde estiverem. O melhor de tudo? Vocês podem observar de suas casas e respeitar as medidas de isolamento social, imprescindíveis em meio à pandemia da Covid-19", afirma o astrônomo Julio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini.
Com informações do Uol
Leia também:
+ Cantor paraibano é vítima de estelionatários no Whatsapp: "Muito triste"
+ Autora de fake news sobre caixões vazios pode pegar 9 anos de prisão, diz delegado
+ Força-tarefa fecha seis estabelecimentos por descumprirem medidas de decretos em João Pessoa