África do Sul tem queda inesperada nos casos de coronavírus e intriga autoridades
O país adotou medidas de isolamento social desde março
A África do Sul tem passado por uma situação curiosa: em duas semanas, houve uma queda brusca na taxa de novas infecções pelo novo coronavírus. Mesmo com toda a equipe preparada para receber casos, as ocorrências não tem sido registradas.
"É meio estranho, misterioso. Ninguém sabe ao certo o que está acontecendo", diz Evan Shoul, especialista em doenças infecciosas de Johanesburgo.
Médico de doenças infecciosas, Tom Boyles está ‘um pouco perplexo’. "Estamos falando que é a calma antes da tempestade há cerca de três semanas. Estávamos preparando tudo aqui. E essa tempestade simplesmente não chegou. É estranho."
Apesar da maioria das previsões sobre o crescimento dos casos, os hospitais africanos continuam tranquilos, com poucas ocorrências. Ainda assim, especialistas alertam que é muito cedo para ver um progresso significativo com a redução dos casos e a sensação de tranquilidade pode ser perigosa.
O país vai manter o isolamento. O presidente prorrogou as restrições, que estavam previstas para terminar nesta semana, para o final do mês.
Leia mais:
+ Auxílio emergencial é pago nesta terça para nascidos em janeiro; veja novo calendário completo
+ Coronavírus pode viver no corpo de infectado por até 37 dias, diz estudo