Perigo: capital da Ucrânia está em alerta após incêndio florestal em Chernobyl
Kiev conta com quase três milhões de habitantes
Na Ucrânia, resíduos de fumaça de um incêndio florestal estão atingindo a região onde fica localizada a usina nuclear de Chernobyl. A situação de perigo acontece desde o fim de semana passado e se aproxima de Kiev, capital com quase três milhões de pessoas.
+ Pandemia: entenda os impactos a curto e longo prazo
Um aumento de radioatividade foi informado pelo País, no dia 5 de abril, na zona de exclusão ao redor da central de Chernobyl, cenário do maior acidente nuclear da história da humanidade, em 1986.
O líder do serviço de inspeção ambiental, Egor Firsov publicou um vídeo no Facebooj que mostra um contador que exibe um nível de radioatividade 16 vezes mais alto do que o normal.
No incêndio, o fogo se propagou por mais de 100 hectares no setor florestal situado, cerca de 100 quilômetros da capital, Kiev. Uma nota foi divulgada no momento, dizendo que os serviços de emergência garantiam que as chamas estavam controladas e que não havia sido detectado nenhum aumento da radioatividade no ar. Mas depois, afirmaram que havia "problemas" para acabar com as chamas, devido à radioatividade em alguns pontos. Em situação mais recente, o cenário parece estar mais grave.