Ibuprofeno deve ser evitado para tratar novo coronavírus
Outros países já não estão usando o medicamento para os efeitos do Covid-19
O ministro da Saúde da França fez um alerta contra o uso de ibuprofeno para tratar os sintomas do novo coronavírus. Segundo ele, as pessoas deveriam usar paracetamol em vez da substância.
O pedido do ministro veio após a divulgação de um estudo que sugeria que pacientes com diabetes e hipertensão que usavam ibuprofeno tinham mais riscos de desenvolver quadros severos da doença.
No Brasil, o ministro de Saúde, Luiz Henrique Mandetta disse não haver comprovação para substituição do ibuprofeno. O secretário executivo da pasta, João Gabbardo, informou que se os pacientes que são infectados pelo Covid-19 usam o medicamento por alguma outra doença, a substância passa a ter um efeito reduzido sobre a doença.
"Não é que o medicamento vai aumentar a chance de ter coronavírus. Nossa secretaria de ciência e tecnologia fez revisão bibliográfica e, neste momento, não há nenhum motivo, nem comprovação cientifica para que haja substituição do Ibuprofeno".
De acordo com o G1, especialistas não recomendam, por precaução, o uso do ibuprofeno para pessoas infectadas com coronavírus.
Veja também:
+ CRO-PB limita atendimentos de odontologia e cobra uso de EPI's por conta do coronavírus
+ Brasileiros desenvolvem vacina para combater variedade do coronavírus