Após 20 anos,1ª morte por febre hemorrágica é confirmada em SP
Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas contraem a doença possivelmente por inalação de partículas formadas a partir da urina, fezes e saliva de roedores infectados.
Um homem morreu registrou a primeira morte por febre hemorrágica após 20 anos no Brasil. Ele é morador de Sorocaba, em São Paulo. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nessa segunda-feira (20). Segundo a pasta, a febre hemorrágica brasileira é causada por contaminação do arenavírus.
Conforme o Ministério da Saúde, o paciente começou a ter os sintomas no dia 30 de dezembro e foi atendido em três hospitais de Eldorado, Pariquera-Açu e São Paulo até morrer por complicações da doença no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFM-USP), no dia 11 de janeiro.
Ele passou por exames durante o atendimento a fim de que doenças como febre amarela, hepatites virais, leptospirose, dengue e zika fossem identificadas. Porém, os resultados foram negativos.
Ainda de acordo com a pasta, o homem viajou para as cidades de Itapeva e Itaporanga, locais prováveis de infecção. Ele também não tinha histórico de viagens internacionais. A origem da contaminação não está confirmada.
O ministério informa que as pessoas contraem a doença possivelmente por inalação de partículas formadas a partir da urina, fezes e saliva de roedores infectados.
Leia também:
+ Henrique Fogaça leva filho para vivenciar rotina de uma cozinha em seu restaurante