TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
revisão

Candidatos do Enem 2019 temem perder vagas em universidade após erro na correção

De acordo com o ministro da Educação, a falha aconteceu na transmissão das informações, quem fez a prova de um cor teve o gabarito corrigido como se fosse de outra cor.

Por Redação T5 Publicado em
Enem provas

Depois que o ministro da educação, Abraham Weitraub reconheceu no último sábado (18) que houve'inconsistência' na correção de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019, muitos candidatos ficaram apreensivos sobre a possibilidade de perder vagas nas universidades.

De acordo com Weintraub, o equívoco aconteceu na transmissão das informações, quem fez a prova de um cor teve o gabarito corrigido como se fosse de outra cor.

O desempenho no Enem determina como será a concorrência no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que fornece 237 mil vagas em universidades federais no Brasil. As inscrições iniciam nesta terça-feira (21).

Os relatos de erros nas notas do Enem começaram a surgir por meio das redes sociais quando os resultados individuais começaram a ser divulgados na sexta-feira (17). 

Em entrevista ao G1, a estudante Lívia Costa, que tenta vaga para Medicina, declarou: "Quando vi a nota baixa, achei que era erro e seria atualizado. Depois, vi que não foi. A gente confia na nossa educação e no preparo dado pelos professores. Sabíamos que estava errado. É uma sensação de descaso absurda, uma desvalorização de tudo que estudamos este ano" , disse.

"Nenhum dos participantes que entrei em contato está tranquilo com a manifestação [do MEC], principalmente pelo prazo curto que deram para refazer a correção", declarou Gustavo Castro, que fez o primeiro Enem, ao G1.

Estudantes de Viçosa perceberam que outros candidatos estavam com o mesmo problema e começaram a usar a hashtag #errosnoenem e foram seguidos por outros estudantes de todo o país.

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inewp), que é responsável pelo Enem, 3,9 milhões de pessoas fizeram os exames nos dias 3 e 10 de novembro. No início, o erro havia atingido apenas a correção dos gabaritos do 2º dia quando foram aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática. Entretanto, nesse domingo (19), o Inep informou que a revisão deve acontecer nos dois dias das provas.

Leia mais:

+'Existem muitas histórias infundadas', diz Belo sobre dívida com Denilson



Relacionadas