O alongamento é necessário antes de qualquer treino?
Uma corrida de cinco minutos não chega. Saiba o que deve fazer
A resposta é sim. Alongar antes e deixar esfriar os músculos depois do treino são duas partes imprescindíveis ao exercício de qualquer atleta que queira evitar lesões e recuperar bem para o próximo treino.
Sem redundâncias, o site Men’s Fitness resume os motivos porque deve mesmo aquecer a esfriar antes e depois de cada treino: previne lesões, melhora a flexibilidade e a força e promove a circulação. Ou seja, é tão necessário quanto uma ducha depois do treino, e a premissa abrange qualquer tipo de exercício que se faça, com enfoque nos de maior esforço muscular.
O aquecimento prepara os tendões e ligamentos para o esforço a que será exposto. E uns minutos de corrida não são suficientes para um apropriado aquecimento antes de um treino de força. Além desta parte de cardio, é importante que o atleta mova todos os músculos em várias direções (e não apenas para a frente e para trás) – tenha em conta os movimentos que fará durante o seu treino de força e reproduza os movimentos, sem pesos nem velocidade.
Paraíba
+ Palhaço mirim da PB faz piada com Silvio Santos e web pede: "Contrata para o Bom dia e Cia"
+ Reinaldo, o príncipe do pagode, morre em São Paulo
+ Receita paga restituições do 6º lote do IR 2019 nesta segunda (18)
+ Celulares pré-pagos com cadastros desatualizados são bloqueados na Paraíba
+ Apresentador cita Djavan no fim do 'Jornal Nacional' e viraliza na web
+ Três pessoas se afogam na Praia de Coqueirinho; agricultor desaparece no mar
+ Brasil vira sobre o México no fim e conquista o 4º título no Mundial sub-17
Siga nosso Instagram e Facebook e fique bem informado!
Adicione nosso WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Aponte quatro a seis exercícios que incluam movimentos de rotação, lado-a-lado e avanço/recuo. Repita os movimentos com pouco peso e apenas um curto intervalo entre cada exercício, para aumentar o batimento cardíaco.
Para esfriar os músculos, comece simplesmente por andar, para baixar o batimento cardíaco e tenha em atenção as zonas do corpo que trabalhou durante o treino para as alongar novamente, com calma e sem grande esforço.
Por último, alongue mais intensamente os músculos com menos flexibilidade que trabalhou durante o treino do dia com ajuda de elásticos ou outros aparelhos de apoio a alongamentos.
Durante os treinos, trabalhamos músculos que no cotidiano são pouco estimulados – quando passamos muito tempo sentados e temos um estilo de vida mais sedentário. A preparação dos músculos é por isso importante, só assim conseguirá uma recuperação mais imediata e poderá se preparar, no final de cada treino, para o treino seguinte.