TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Mundo

Cidade de Veneza é inundada por maré alta, e prefeito pede estado de catástrofe

A informação é do Centro de Marés do destino turístico italiano.

Por Redação T5 Publicado em
Portal t5 noticia logotipo 200318 002505
Foto: RTC

Na noite desta terça-feira (12), a cidade italiana de Veneza registrou uma histórica maré alta, com um pico que pode atingir ou superar 1,90m. A informação é do Centro de Marés do destino turístico italiano.

+ Embaixada da Venezuela em Brasília é invadida

“Enfrentamos uma maré mais que excepcional. Todos estão mobilizados para manejar a emergência. Amanhã pediremos o estado de catástrofe natural porque os custos (os danos) serão provavelmente significativos e se espera que o nível da água continue subindo”, escreveu no Twitter o prefeito da cidade, Luigi Brugnaro.

E seguiu: “Necessitamos que todos nos ajudem a lidar com o que é claramente o impacto da mudança climática”.

+ Vitória e CRB empatam em 2 a 2 no Barradão

Segundo as autoridades, o fenômeno da “acqua alta” costuma inundar as zonas baixas da cidade, em particular a praça de São Marcos. Na noite desta terça-feira o fenômeno foi agravado pelo siroco, um forte vento saariano.

Conforme jornalistas da AFP-TV, o nível da água atingia “1,20 metro em algumas zonas”. As águas inundaram o vestíbulo da basílica de São Marcos, algo pouco frequente.

Veneza possui 78 diques flutuantes construídos com base no projeto MOSE (Módulo Experimental Eletromecânico) para proteger a cidade das marés.

Leia Também:

+ Vavá, ex-Karametade, comenta suposto namoro com Gugu Liberato

+ Susep deixa de regular atividade de corretor de seguros

+ Carlos Bolsonaro deleta contas nas redes sociais



Relacionadas