Ataque em frente a sinagoga na Alemanha foi transmitido online
O Twitch, uma plataforma de streaming de videogames, está suspendendo as contas que estão publicando ou repassando o conteúdo
O ataque a tiros que deixou duas pessoas mortas na Alemanha nesta quarta (9) foi transmitido ao vivo na plataforma de videogames da Amazon, o Twitch.
O atentado ocorreu no dia do Yom Kipur, a data mais sagrada do ano para o judaísmo, em frente a uma sinagoga e em um restaurante de comida árabe na cidade de Halle, 150 km a sudoeste de Berlim.
"Estamos chocados e tristes com a tragédia que ocorreu hoje na Alemanha e nossas mais profundas condolências vão para todos os afetados", disse Brielle Villablanca, porta-voz do Twitch.
Um homem foi preso, mas as autoridades pediram à população da cidade de 200 mil habitantes que permaneça em alerta, pois a procura por outros dois suspeitos continua. As revistas alemãs Spiegel e Focus Online afirmam que um deles seria um alemão de 27 anos.
O Twitch, que diz ter 15 milhões de usuários diários, é um site onde os jogadores podem transmitir seus jogos ao vivo e conversar com outros usuários, embora também tenha canais focados em esportes, música e política.
"O Twitch tem uma política de tolerância zero contra conduta odiosa, e qualquer ato de violência é levado extremamente a sério. Trabalhamos com urgência para remover esse conteúdo e suspenderemos permanentemente todas as contas que estiverem publicando ou repassando conteúdo desse ato repugnante", completou a porta-voz.
A transmissão online de um atentado lembra o massacre de Christchurch, na Nova Zelândia, em março, quando um homem na casa dos 20 anos transmitiu pelo Facebook o momento em que entrava em uma das mesquitas e assassinava pessoas. O vídeo dura quase 17 minutos.
O Yom Kipur é a data mais solene do calendário judaico. Acontece sempre dez dias depois do Ano Novo judaico. Durante a celebração, os judeus costumam jejuar e refletir sobre os erros cometidos no ano anterior, pedindo perdão a Deus e ao próximo.
O antissemitismo é um ponto sensível na Alemanha, onde o regime nazista foi responsável pela morte de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.