TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
texas

Fabricante de chá gelado ganha licença para produzir bebida de maconha

O acordo estabelece que a Dixie irá fabricar os produtos e vendê-los através de dispensários licenciados

Por Redação T5 Publicado em
Fabricante de cha gelado do Texas obtem licenca para produzir bebida de maconha
Foto: The Wall Street Journal

A empresa que produz o chá gelado Arizona está entrando no mercado de guloseimas e bebidas de maconha, nos Estados Unidos e no Canada, em busca de uma nova forma de crescimento, depois de perder terreno no ramo dos chás.

Leia Mais: Myke Tyson usava urina dos filhos e pênis falso em exames antidoping

Arizona Beverage Co. chegou a um acordo de licenciamento com a Dixie Brands Inc., empresa de cannabis sediada em Denver, capital do Estado de Colorado (EUA), que fabrica e vende vaporizadores de maconha, além de doces, bebidas, tinturas e cremes tópicos feitos da planta em cinco estados dos EUA.

Leia Mais: Em meio a boatos de traição, namorada de Jerry Smith some das redes sociais

O acordo estabelece que a Dixie irá fabricar os produtos e vendê-los através de dispensários licenciados. Arizona não estará envolvida na produção. O acordo, que está sujeito à aprovação do conselho da Dixie, também dá ao Arizona o direito de comprar uma participação de até US $ 10 milhões na empresa de maconha.

Leia Mais: Ludmilla grava momento íntimo com namorada e dançarina abaixa calcinha para mostrar tatuagem

O desenvolvimento da linha "Arizona" ainda está em estágio inicial. É provável que comece com balas e canetas vape, seguido de uma variedade bebidas, como chá, limonada, refrigerante e café. Dixies pretende fazer o lançamento primeiramente nos Estados Unidos, depois no Canadá e na América Latina.

Leia Mais: Fogaça e ex-mulher voltam a interagir nas redes sociais e fãs especulam reconciliação

Arizona, que é uma empresa privada de capital fechado, espera levar vantagem no mercado americano de maconha, sobre empresas públicas fabricantes de bebidas, as quais têm um comportamento mais cauteloso. Companhias como as fabricantes de cerveja Corona, Constellations Brands e Coors Light, e Molson Coors Brewing Co. estão desenvolvendo bebidas à base de maconha no Canadá, mas esperando que a erva seja legalizada antes de levar para os Estados Unidos.

Leia Mais: Carlinhos Maia surge irreconhecível em foto antiga ao lado de Lucas; veja

"Você precisa estar disposto a experimentar coisas", disse Don Vultaggio, presidente e diretor da Arizona, que administra a empresa com seus dois filhos. "A vantagem é que somos um dos primeiros em um espaço emergente".

Entenda sobre o mercado

O Arizona é uma das primeiras grandes marcas americanas a mergulhar no mercado de maconha dos EUA. A cervejaria Lagunitas da Heineken NV trabalhou com uma empresa de maconha da Califórnia para lançar uma água com gás com infusão de maconha no ano passado. A bebida, chamada Hi-Fi Hops, está disponível apenas na Califórnia. Nos EUA, 11 estados legalizaram a maconha recreativa e a maconha medicinal é legal em mais de 30. Mas a cannabis ainda é proibida por lei federal. Além de não poder ser transportada através das divisas estatais, muitos bancos não aceitam dinheiro proveniente das vendas de cannabis e as empresas que vendem maconha nos EUA não podem fazer a listagem nas principais bolsas de valores do país.

Leia Mais: Vocalista do grupo "Sorriso Maroto" se afasta após diagnóstico de derrame no pulmão

Enquanto o Arizona continua sendo a principal marca de chás de gelo dos Estados Unidos em volume de vendas, sua participação de mercado caiu de forma estável, de 23,4% em 2013 para 16,2% no ano passado, segundo a Euromonitor International. Ele também perdeu seu primeiro lugar em vendas no varejo de chá pronto para beber, destituído no ano passado pela Pure Leaf, uma joint venture entre a Unilever PLC e a PepsiCo Inc.

As vendas de chá Arizona estão crescendo este ano, assim como a receita total da empresa, disse Vultaggio, acrescentando que a empresa concluirá a construção no próximo ano em uma nova fábrica. "Neste momento, não estamos produzindo o suficiente para atender à demanda", disse ele.

A empresa de Woodbury, N.Y., nos últimos dois anos, introduziu lanches e frutas, e este mês planeja lançar uma linha de seltzers com um toque de suco de frutas.

The Wall Street Journal



Relacionadas