Estudo revela que correr maratonas reverte envelhecimento de vasos sanguíneos
O estudo contou com a participação de 139 corredores saudáveis, entre 21 e 69 anos de idade.
De acordo com um estudo realizado pela Fundação Britânica do Coração, a participação de cidadãos em maratonas reverte envelhecimento de vasos sanguíneos. A informação foi apresentada na última sexta-feira (4), no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Veneza, na Itália.
O trabalho constatou que os corredores de mais idade e mais lentos são os que mais se beneficiam com a prática. “Os corredores novatos que treinaram durante seis meses e completaram a primeira maratona tiveram uma redução de quatro anos na idade arterial e uma queda de 4 milímetros de mercúrio na pressão arterial sistólica (máxima)”, a informação é de Anish Bhuva, da Fundação Britânica do Coração.
Conforme uma publicação da Agência Efe, “uma das caraterísticas do envelhecimento é a maior rigidez dos vasos sanguíneos, o que aumenta o risco de acidente vascular cerebral e de doenças cardíacas”.
O estudo contou com a participação de 139 corredores saudáveis, entre 21 e 69 anos de idade, que correriam uma maratona pela primeira vez.
Leia mais: "Ricardo é chefe de quadrilha", afirma Pedro Cunha Lima sobre ex-governador
+ Meghan Markle pode ter parto induzido se filho não nascer nas próximas horas, diz jornal