Filme com elenco paraibano ‘Bacurau’ ganha Prêmio do Júri no Festival de Cannes
O longa é de produção dos cineastas pernambucanos Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.
O filme "Bacurau" dos cineastas pernambucanos Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, neste sábado (25). Essa é a primeira vez que o Brasil ganha na categoria, considerada a terceira mais importante do evento francês. O filme brasileiro empatou com o francês “Les Misérables”, de Ladj Ly.
O longa conta com Sônia Braga no elenco, além dos atores paraibanos Buda Lira, Thardely Lima, Suzy Lopes, Ingrid Trigueiro, Jamila Costa e Dani Barbosa. O filme foi gravado em Barra, distrito da cidade de Parelhas, que fica localizada na região do Seridó, entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. A montagem do longa aconteceu no Recife e a fase de pós-produção foi em Paris. O filme é uma coprodução Brasil-França.
O Festival de Cannes possui sete prêmios: a Palma de Ouro, Grand Prix, Prêmio do Júri e estatuetas para as categorias de roteiro, direção, ator e atriz. O Prêmio do Júri é entregue no Festival desde 1946. Neste ano, o júri do festival é presidido pelo diretor mexicano Alejandro González Iñárritu. A Palma de Ouro de 2019 foi para o filme “Parasite”, do sul-coreano Bong Joon-ho.
Sinopse do filme “Bacurau”:
O longa se passa na cidade fictícia chamada Bacurau, em um pequeno povoado localizado no sertão paraibano. Após a morte de dona Carmelita, que morreu aos 94 anos, os moradores descobrem que a comunidade não consta mais nos mapas. A história de “Bacurau” tem elementos de ficção científica e aventura.