Pesquisa aponta que 52% das mulheres que sofreram violência este ano, não denunciaram
O levantamento "Violência Contra as Mulheres" ouviu 1.092 mulheres, no dias 4 e 5 de fevereiro
Uma pesquisa divulgada pelo DataFolha a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelou que 52% das mulheres que sofreram agressão este ano, não denunciaram.
O levantamento "Violência Contra as Mulheres" ouviu 1.092 mulheres, no dias 4 e 5 de fevereiro.
A estatística de mulheres que não denunciam a agressão pode ser ainda maior, de acordo com a diretora-executiva do fórum, Samira Bueno, porque o percentual de 52% considera o piso da margem de erro, de três pontos percentuais.
São 22% das vítimas de agressão que recorreram a um órgão oficial. No momento de buscar ajuda, 30% das mulheres preferem falar com a família, amigos e membros da igreja que frequentam.
Segundo Samira, é necessário fortalecer a confiança da mulher no poder público e melhorar o atendimento nas unidades policiais. "Todo policial sabe atirar. Também devem saber atender bem uma vítima de violência, não apenas os de unidades especializadas", afirmou.
Ela relembrou ainda a importância de haver um investimento em campanhas para conscientizar as vítimas a realizar renúncias. "Se a mulher não denunciar, dificilmente o estado será capaz de protegê-la."
Para denunciar casos de violência, ligue 180.