Sexta-feira 13? Em países de língua espanhola, o dia que traz má sorte é outro; saiba mais
Conheça a história da "Terça-feira 13" em países como a Espanha, Argentina, Uruguai e Grécia.
No Brasil, existe um mito na cultura popular de que a data de hoje,
sexta-feira 13, é um dia de má sorte. A história dá algumas
versões para este elemento, e uma das mais aceitas é de que a
sexta-feira, isoladamente, representa um dia “ruim” porque foi o
dia da crucificação de Jesus Cristo.
Já o número 13, de acordo com Steve Roud, autor do livro “Superstições da Grã-Bretanha e Irlanda”, começou a representar azar por volta de 1690, quando foi propagada uma lenda urbana dizendo que 13 pessoas em torno de uma mesa representava má sorte. Em dado momento, esses dois elementos acabaram se juntando e criaram o que conhecemos hoje.
Mas você sabia que, na Grécia, Espanha e em alguns países latino-americanos, o dia que assusta os supersticiosos, na verdade, é a terça-feira 13? Assim como a própria sexta-feira 13, não há um consenso entre teorias científicas sobre como surgiu essa data, mas o fato é que essa outra data também apresenta uma simbologia ao seu redor.
Em espanhol, terça-feira se fala “martes”, e conforme a mitologia grega, Marte é o Deus da guerra, referente ao planeta vermelho, símbolo da destruição, violência e sangue. Da mesma forma como explicado anteriormente, o 13 é um número azarado, não só pela lenda urbana, mas também porque no Cristianismo, é o capítulo da bíblia que corresponde ao Apocalipse, ao anti cristo.
Por isso, se você for supersticioso e estiver em países como Espanha, Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e até mesmo a Grécia, lembre-se que o dia com o qual precisa se preocupar é outro.
Leia também:
Ao Vivo, Rodrigo Bocardi protesta, pede imagens e chama CR7 de “espetáculo”
Vídeo: Magaly Mel vai às ruas para ver se as pessoas sabem cantar o Hino Nacional