TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Vídeo

Especialista explica como identificar bexiga hiperativa e incontinência urinária

A incontinência urinária afeta quase metade das mulheres com mais de 40 anos

Por Redação T5 Publicado em
Dor ao urinar? Conheça sete principais sinais de infecção urinária
Dor ao urinar? Conheça sete principais sinais de infecção urinária (Foto: Reprodução/ Twitter)

Levantamento feito pelo urologista Cristiano Mendes Gomes, do Núcleo Avançado de Urologia e do Centro de Continência Urinária do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, mostrou que fazer xixi na roupa não é coisa só de criança.

Esse é considerado o primeiro grande estudo epidemiológico sobre sintomas urinários feito no Brasil. Ao elencar uma série de problemas do trato urinário, os pesquisadores descobriram os mais prevalentes: a bexiga hiperativa e a incontinência urinária. Esta última é caracterizada pela perda involuntária de qualquer quantidade de líquido e pode ocorrer por uma série de fatores e em diversas idades, embora seja mais comum em pessoas acima dos 40 anos – faixa contemplada pelo relatório.

Realizada em cinco capitais brasileiras – Porto Alegre, São Paulo, Recife, Belém e Goiânia – a pesquisa mostrou que a maioria estava na faixa dos 50 aos 59 anos (34%) e mais da metade (53%) era do sexo feminino. O resultado revela números dignos de uma epidemia: 45,5% das mulheres e 14,7% dos homens relataram sofrer com os vazamentos.

O assunto foi tratado no programa Com Você, da TV Tambaú/SBT. O urologista Thiago Costa explica mais sobre o tema.



Relacionadas