Desligamento da TV analógica deve aumentar transmissão de informações pelo celular; entenda
Esse processo será sentido com maior intensidade nas cidades com até 1 milhão de habitantes, como é o caso de João Pessoa.
No próximo dia 30
de maio, o sinal analógico de televisão será desligado em João
Pessoa e mais 12 cidades da Paraíba, e a partir de então, assistir
TV aberta será possível apenas através do sinal digital. O que
muita gente não sabe é que esse simples fator vai acabar aumentando
o número de informações transmitidas pela rede de dados utilizada
nos celulares.
Não entendeu? A gente explica. A TV analógica usa uma frequência de 700 MHz para transmissão de dados, ao passo que o 4G - rede de internet mais moderna, usada nos smartphones para conectividade – usa uma frequência de 2.500 MHz.
Com o desligamento do sinal analógico de televisão, o 4G do celular é quem vai ocupar a banda mais baixa, de 700 MHz, por onde mais dados poderão fluir com muito mais velocidade, aumentando ainda mais o tráfego de dados no Brasil.
Esse processo deve ser sentido com mais intensidade nas cidades médias, com até 1 milhão de habitantes, como é o caso de João Pessoa. “Essas cidades são marcadas por um fluxo de alunos, pessoas, até pra trabalhar com a chegada de indústrias, estudar nas universidades mesmo. Temos muitos alunos de Recife, do Rio e São Paulo, por exemplo, que vêm para cá. A partir do momento em que eles chegam aumenta a população, e aí entra no processo de conexão da sociedade”, explica o professor Ramon Nascimento, especialista em mídia.
Assista abaixo a matéria completa do repórter João Tiago, que foi ao ar no Tambaú Notícias 1ª edição, da TV Tambaú.