TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
se liga

2,5 milhões de pessoas já sofreram golpes pelo WhatsApp só em 2018

Os casos foram registrados apenas nos primeiros 20 dias de janeiro.

Por Redação T5 Publicado em
Whatsapp 180101 210728
WhatsApp WhatsApp

Neste começo de ano, cibercriminosos fizeram a festa com a ingenuidade do público, aplicando uma série de golpes diferentes que afetaram 2,5 milhões de pessoas só nos 20 primeiros dias de janeiro.

De acordo com o Kapersky Labs, mais de 10 campanhas maliciosas foram aplicadas a milhões de usuários, em geral utilizando nomes de marcas confiáveis como Spotify, Cacau Show, Burger King, O Boticário, entre outros.

Além disso, os hackers começaram a se valer de outro recurso popular: notificações de navegador, como no Google Chrome.

"As novas campanhas fraudulentas que vimos circular no WhatsApp tem se valido disso, ao clicar no link recebido e abrir o site fraudulento, será questionado ao usuário se ela deseja algo, ao autorizar na verdade ele estará ativando o recebimento de notificações pelo navegador, e assim o usuário continuará recebendo mais golpes por meio das notificações", explicou o analista sênior da Kapersky Labs, Fabio Assolini.

Estes golpes dão ainda mais dor de cabeça às vítimas, já que o único jeito de parar de ser notificado é removendo o site malicioso da lista, no menu de configurações avançadas do navegador.

Sendo assim, é importante que o usuário sempre suspeite de links estranhos ou com  ofertas boas de mais para ser verdade, seja ao recebê-los no WhatsApp, SMS, e-mail, notificações e redes sociais como Facebook.

Via UOL



Relacionadas