TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Ceia de Natal

Sem desperdício; Veja dicas e receitas para aproveitar as sobras da ceia

Apesar de todo cuidado e planejamento, inevitavelmente vai sobrar alguma comida

Por Redação T5 Publicado em
Img 1 33 6436

O período natalino é um momento de comemoração, festas e também de boa comida. Em muitas famílias a ceia de Natal é sinônimo de fartura, mas também muito desperdício, já que normalmente as pessoas compram ou cozinham mais comida do que o necessário. No entanto, seguindo algumas dicas simples, é possível evitar que muito alimento seja jogado fora.

Apesar de todo cuidado e planejamento, inevitavelmente vai sobrar alguma comida. Para evitar o desperdício dessas sobras, tenha cuidado ao conservá-las. As comidas quentes, por exemplo, não devem ficar mais de duas horas expostas. Além disso, ao guardar as sobras, prefira armazenar várias porções em recipientes pequenos a guardar tudo em um mesmo recipiente grande. As porções pequenas estimulam o consumo fácil e rápido.

Pense em receitas criativas que ajudam a reaproveitar os alimentos. Por exemplo, vegetais e peru podem servir de ingredientes para uma sopa, assim como pães podem se transformar e ser consumidos como croutons. As possibilidades são infinitas (veja sugestões abaixo).

Para evitar que muita comida em excelente qualidade seja desperdiçada, separamos cinco dicas e receitas deliciosas que podem ser feitas com as sobras do jantar natalino. Anote:

Salada de Peru

Os restos do peru podem ser desfiados e usados para incrementar a salada do almoço. Alface, queijo parmesão, orégano, azeite e torradas completam a combinação.

Divulgação
Divulgação

Oito receitas para você aproveitar as sobras de panetone

Salada de frutas

Se a mesa das frutas era tão recheada que ainda sobrou, aproveite para fazer uma salada de frutas completa como sobremesa. Outra opção é usá-las para fazer sucos naturais de diversos sabores, eles são muito mais nutritivos e saudáveis do que os industrializados.

Faça marmitas e distribua para moradores de rua

Se sobrou um volume considerável de comida, seja da ceia ou do almoço, faça marmitas e distribua para pessoas que moram nas ruas.

Com informações do InfoMoney e Ciclo Vivo



Relacionadas