5 razões para comer feijão todos os dias
O feijão possui substâncias antioxidantes que auxiliam na absorção de nutrientes.
O feijão é um antigo conhecido da culinária brasileira. Os índios já tinham o hábito de consumir a leguminosa, misturada com farinha, e o costume ganhou ainda mais importância na cultura nacional a partir da chegada dos escravos africanos, responsáveis pela criação de um dos pratos típicos do país: a feijoada.
Ajuda a prevenir doenças e o envelhecimento das células
O feijão possui substâncias antioxidantes que auxiliam na absorção de nutrientes, promovem a reconstrução dos tecidos e têm ação antialérgica.
Pode substituir a proteína animal
Para quem quer manter uma dieta saudável sem ingerir alimentos de origem animal, o feijão é um aliado imprescindível, principalmente para garantir a quantidade ideal de proteína nas refeições. Em apenas uma colher de feijão é possível obter mais de três gramas de proteína. A combinação com o arroz facilita ainda mais a absorção deste nutriente.
Rico em ferro
Um estudo publicado na revista científica Scielo comparou os níveis de ferro na carne bovina e no feijão carioca, um dos mais comuns no Brasil. A comparação mostrou que a substância é praticamente igual em ambos os alimentos. Enquanto a carne vermelha apresentou 0,1037 mg/g, o feijão teve 0,1013 miligramas de ferrão a cada grama de alimento.
Faz o intestino funcionar melhor
O feijão possui grande quantidade de fibras. A cada cem gramas de feijão é possível obter 19 gramas de fibras, que ajudam na digestão e garantem saciedade.
Mantém o coração saudável
As vitaminas do complexo B, presentes no feijão garantem o bom funcionamento do sistema nervoso, muscular e do coração. Além disso, as fibras ajudam a reduzir o colesterol ruim.
Com informações de Ciclo Vivo.