Igreja lança marca de cerveja para reaproximar comunidade
Espera-se que, numa primeira fase, sejam produzidas cerca de 50 mil garrafas de Ste Kat.
A Igreja de Santa Catarina, no centro de Bruxelas, corria risco de fechar as portas por causa da falta de fiéis.
Agora, e beneficiando da tradição belga da cerveja, a Igreja parece ter chegado a uma nova fase no seu relacionamento com quem vive e trabalha na região.
A paróquia lançou uma nova marca de cerveja, cujos lucros das vendas revertem para a paróquia. A "Ste Kat" tem, segundo os apreciadores, um gosto forte e frutado. O nome é o mesmo com que é conhecida a igreja do centro da capital belga.
"Pode dizer-se que a cerveja Ste Kat é feita à imagem da igreja, cheia de vida", explica o padre Jeremie Schaub.
Segundo o padre Jeremie Schaub, a paróquia começa agora a crescer.
O padre Schaub é o responsável pela iniciativa, acolhida com entusiasmo pelos restaurantes locais.
"A ideia surgiu graças ao que tem acontecido aqui em Santa Cantarina. A igreja reabriu as portas há três anos. As pessoas ficaram muito entusiasmadas, especialmente, os donos de restaurantes", explicou.
" E como mantemos estes laços, como numa aldeia, pensámos neste projeto que nos permite conhecer melhor o bairro e que nos permite estabelecer relações de proximidade entre a igreja os donos dos restaurantes locais".
O projeto foi levado a uma cervejeira local, uma start up conhecida como Brussels Beer Project.
Uma cerveja que pagará uma renovação
O lucro servirá para financiar a renovação da estrutura, que data do século XIX. O município de Bruxelas chegou a pensar em demolir a igreja, para dar espaço, por exemplo, a uma zona de comércio ou de habitação.
A cerveja des igreja de Bruxelas contém sete por cento de álcool, sendo assim mais leve do que as tradicionais cervejas belgas.
Espera-se que, numa primeira fase, sejam produzidas cerca de 50 mil garrafas de Ste Kat.
Com Reuters