Paraibana decora a casa e declara amor pelo São João
“Nós amamos esse período. Aqui, cada um faz um pedacinho”, afirmou.
Na casa de Dona Nena, moradora de Gramame, em João Pessoa, uma tradição se renova: vestir a casa para a festa mais nordestina de todas. Para além das bandeirinhas e balão no ar, o São João aqui ganha ainda mais cores, sabores e detalhes. Com produção manual do marido, filhos, netos e noras, o lar se transforma em um cenário totalmente junino.
“A ideia já vem do passado, com minha mãe. Nós continuamos. Ela se foi, mas isso fica e a gente não vai parar a tradição. Cada ano vamos incrementando coisas novas. Nós amamos esse período. Aqui, cada um faz um pedacinho”, afirmou.
A tristeza de não poder reunir todos como tradicionalmente acontece, dará lugar ao acolhimento dos mais próximos. “Como ainda estamos nessa pandemia, não podemos aglomerar e fazer aquele festão de sempre. Mas, não podemos deixar passar em branco. Vamos nos reunir com meus filhos e netos”, completou.
“Aqui eu faço pamonha, canjica, milho cozinhado, amendoim. São João é alegria, prosperidade e firmeza. São João é barriga cheia. É fartura”, exclamou.
Questionada sobre o amor a festa, declarou: “é renascimento”.