De CAC à Ponte Preta: relembre as casas de festas que já bombaram em João Pessoa
Capital paraibana já teve casas noturnas de grande sucesso.
Toda cidade tem suas peculiaridades, seus personagens e atrativos. Com João Pessoa não é diferente! Um dos elementos que chamam a atenção em um lugar é a movimentação durante à noite.
A capital paraibana já teve casas noturnas de grande sucesso. Algumas mais populares e que podem ser reconhecidas pela geração atual; outras, somente os que se jogaram nos embalos de sábado à noite nos anos 1970 e 1980 vão reconhecer.
Uma das mais famosas estava localizada no bairro do Rangel, na capital. Quem mora na cidade e nunca ouviu a vinheta "O CAC faz você dançar e se apaixonar"? Esse ambiente reunia multidões para dançar ao som do forró, do brega, do funk, e dos mais variados ritmos.
O Fantástico Clube, no bairro de Mangabeira, onde hoje funciona o Centro Cultural Tenente Lucena, também foi um dos points da região. Assim como o Estação Forró, que depois passou a ser chamado de 'Swingueira das Estrelas'. O local funcionava na Avenida Hilton Souto Maior, mesma via que hoje está instalado o shopping do bairro.
Outra opção para os apaixonados por noitada era a Ponte Preta, ou também chamada de PP. Essa casa noturna funcionava no bairro de Mandacaru. Após o acúmulo de dívidas o local foi fechado. Atualmente, onde funcionava a Ponte Preta, foi construída uma grande casa de shows.
O Clube Cabo Branco, no Miramar, e Clube Astrea, no Tambiá, também já foram cenário de muitos bailes, eventos, ou os chamados "assustados".
Mais para o lado da orla da capital, na região do Hotel Tambaú, algumas baladinhas com nomes bem sugestivos garantiam o rolê do pessoense no passado. A princípio havia ali a 'Barraca do Pau Mole', que inspirou outro estabelecimento, ao lado, a 'Barraca do Pau Duro'. Os estabelecimentos ficavam na região do Largo da Gameleira.
Para arrematar, foi inaugurado o 'Bar da Xoxota', situado em Tambaú, ele era gerenciado por duas mulheres lésbicas que apoiavam e incentivavam a presença de grupos e pessoas LGBTQIA+ de João Pessoa. Algum tempo depois, surgiu o saudoso 'Bar do Meu Cacete'.
Não importa o nome, a época ou o local, João Pessoa sempre foi uma cidade que abraça. Seja daqui ou de fora, quem procura diversão e alegria na cidade onde o sol nasce primeiro, vai ter história para contar.