TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Veja os principais destinos

Pontos turísticos de João Pessoa reúnem beleza e diversidade

Turismo pela Capital paraibana vai desde o artesanato até às igrejas históricas

Por Juliana Alves Publicado em
Parque da Lagoa é um dos pontos turísticos de João Pessoa
Parque da Lagoa é um dos pontos turísticos de João Pessoa (Foto: Divulgação/PMJP)

Cidade histórica, cultural e iluminada. João Pessoa, terra que abriga o ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro, é privilegiada também nas atrações turísticas. Belezas que vão desde o artesanato, praias e piscinas naturais até às igrejas e monumentos históricos.

Que tal dar um passeio pela Capital paraibana e conferir os principais pontos turísticos?

  • Praias

Começando pela orla marítima, o turismo de João Pessoa é atraído pelas paisagens deslumbrantes das praias do Bessa, Cabo Branco, Seixas, do Sol, da Penha, de Jacarapé, Barra de Gramame, Manaíra e Tambaú. Além de contar com beleza extraordinária da formação de piscinas naturais e de recifes na Praia do Seixas e em Picãozinho.

[[galeria]]

  • Artesanato

Além das praias, outro ponto obrigatório para a visitação em João Pessoa é o Mercado de Artesanato Paraibano. Um prédio que reúne mais de 120 lojas que comercializam o artesanato da região. Ele fica localizado na Avenida Rui Carneiro, no bairro de Tambaú.

Outro lugar que visitantes e moradores de João Pessoa precisam conhecer é a Feirinha de Tambaú. Com mais de 40 anos, a Feirinha conta com uma variedade de produtos do artesanato local, como bordado e algodão colorido, e comidas típicas do Nordeste.

O Centro de Artesanato Júlio Rafael também é uma opção para quem deseja conhecer e adquirir os produtos artesanais locais. O Centro, localizado na Rua Coração de Jesus, fica próximo ao Mercado de Artesanato Paraibano e à Feirinha de Tambaú.

  • Igrejas

Quem busca fazer um passeio cultural por João Pessoa, uma das principais opções é a visita às igrejas históricas da Capital paraibana. As construções fazem parte do turismo local por seus complexos arquitetônicos de vários estilos. Isso porque João Pessoa é a terceira capital mais antiga do Brasil e, por esse motivo, as igrejas da cidade trazem as formas do barroco ao ecletismo.

Basílica Nossa Senhora das Neves

Construída em 1586 pelos primeiros colonizadores da Paraíba, como forma de homenagear Nossa Senhora das Neves, a igreja fica localizada Praça Dom Ulrico, no Centro.

Igreja de São Francisco

No Centro Histórico de João Pessoa, uma excelente opção para visitação é o conjunto arquitetônico da Igreja de São Francisco (1589) e Convento de Santo Antônio, que é considerado o maior monumento em estilo barroco da América Latina.

Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento é uma obra construída no século XVII, em estilo barroco, e formada pelo mosteiro e a igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat. O local também se encontra no Centro Histórico de João Pessoa, na Avenida General Osório.

  • Parques, monumentos históricos e outros

Espaço Cultural José Lins do Rego

Inaugurado em 1982, o Espaço Cultural é um dos pontos de visitação para turistas e moradores locais em João Pessoa. Isso porque o Espaço oferece uma série de atrações, como o Planetário, o Museu José Lins do Rêgo, Estação Ciências, teatros, cinema e galeria de arte. O Espaço Cultural José Lins do Rego está localizado na Rua Abdias Gomes de Almeida, no bairro Tambauzinho.

Estação Cabo Branco

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 2008, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes possui mais de 8.500m² e desenvolve atividades gratuitas voltadas à cultura, arte, ciência e tecnologia. Entre outras atrações, o local oferece ao visitante o contato com alguns experimentos sobre robótica, astronomia e conceitos básicos de física e química. A Estação Cabo Branco se encontra na Avenida João Cirilo Silva, no Altiplano.

Farol do Cabo Branco

Construído em 1972, o Farol do Cabo Branco é um dos mais importantes “cartões-postais” da capital paraibana. Localizado na falésia da praia de Cabo Branco, a cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas, o Farol do Cabo Branco faz parte dos roteiros de visitação dos turistas e moradores de João Pessoa.

Casa da Pólvora

Construída em 1710, A Casa da Pólvora fica é um dos principais patrimônios arqueológicos de João Pessoa. De acordo com pesquisas, a estrutura testemunhou os tempos de lutas e invasões na Capital Paraibana – sendo local de armazenamento de armas e munições.

Bica

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, popularmente conhecido como BICA, é um Jardim Zoobotânico localizado na área central de João Pessoa. O Parque é uma das opções de visitação para turistas e moradores da Capital paraibana que buscam passeios de contato com a natureza.

Parque da Lagoa

No Centro da cidade, o Parque da Lagoa é um dos principais pontos turísticos de João Pessoa. Após uma reforma recente, o espaço passou a contar com praças, ciclovia, pista de skate entre outras atrações.



Relacionadas