Botafogo da Paraíba promove campanha contra racismo em partida decisiva
A partida é decisiva: o vencedor garante vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste 2025
O jogo entre Botafogo da Paraíba e Moto Club, marcado para esta quarta-feira (8), às 20h, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, será mais do que um confronto esportivo. A equipe paraibana transformará o duelo pela Pré-Copa do Nordeste 2025 em um palco de conscientização contra o racismo e a aporofobia( que é a aversão ou rejeição a pessoas pobres ou desfavorecidas), após seu atleta Paul Henry ser vítima de ataques preconceituosos.
O Botafogo-PB entrará em campo com camisas antirracismo e Paul Henry será o capitão da equipe, em um gesto simbólico que destaca o compromisso do clube em rejeitar todas as formas de discriminação. Em nota oficial, o clube reforçou sua posição:
"Somos ALVINEGRO, da Estrela Vermelha! O futebol une e celebra nossas diferenças, mas não há espaço para o preconceito. Dizemos NÃO ao racismo e à aporofobia. Vamos juntos construir um esporte mais justo e igualitário. SOMOS UM SÓ! Atitudes que ferem a dignidade e a humanidade de qualquer pessoa não têm lugar no campo, nem fora dele. Rejeitamos o ódio, abraçamos a diversidade. O futebol é paixão, é respeito! Juntos, somos mais FORTES! O ataque sofrido pelo nosso atleta reforça a necessidade de combatermos o preconceito com coragem e união. Vamos mostrar que a verdadeira força do futebol está no respeito e na igualdade."
A partida é decisiva: o vencedor garante vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste 2025, mas o foco não se limita apenas ao desempenho em campo. A torcida do Belo abraça a causa, mostrando que o esporte pode e deve ser um instrumento de transformação social.
Além de incentivar o combate ao preconceito, o jogo será transmitido pela Rádio Clube FM (102,5) e pelo canal oficial da emissora no YouTube. Mais do que futebol, esta noite no Almeidão promete ser um marco na luta por um esporte mais inclusivo e igualitário.