Conquista do tetra do Brasil completa 30 anos nesta quarta (17); relembre título
Em 1994 a seleção brasileira conquistou o tetracampeonato mundial nos Estados Unidos, derrotando a Itália nos pênaltis
Há 30 anos o Brasil parou para acompanhar mais um capítulo feliz na história do futebol. Em 17 de julho de 1994, a seleção brasileira alcançou um marco histórico ao conquistar o tetracampeonato mundial nos Estados Unidos, derrotando a Itália nos pênaltis. Com uma torcida de mais de 94 mil pessoas, a partida terminou sem gols nos 90 minutos regulamentares e na prorrogação. Romário, Branco e Dunga converteram suas cobranças, enquanto os italianos falharam em três tentativas, incluindo uma defesa crucial de Taffarel.
As duas seleções estavam em busca de seu quarto título mundial. O Brasil havia conquistado os mundiais de 1958, 1962 e 1970, e viria a conquistar o pentacampeonato em 2002. A Itália, campeã em 1934, 1938 e 1982, conquistaria seu quarto título em 2006. A decisão foi selada quando Roberto Baggio, da Itália, chutou a bola por cima do travessão, garantindo a vitória brasileira por 3 a 2 nos pênaltis, para a alegria de milhões de torcedores e da comissão técnica liderada por Carlos Alberto Parreira e Zagallo.
O percurso do Brasil até o título incluiu vitórias sobre a Rússia, Camarões e Estados Unidos, além de triunfos sobre a Holanda e a Suécia. A final contra a Itália repetiu da decisão de 1970, com o Brasil mais uma vez triunfando.
Após 120 minutos sem gols, a decisão nos pênaltis confirmou o tetracampeonato. A celebração no campo e pelo Brasil afora marcou o 17 de julho de 1994 como uma data inesquecível para o futebol brasileiro, consagrando jogadores como Romário, eleito o melhor da Copa pela FIFA, e os demais tetracampeões.