Ônibus com torcedores é alvo de ataque com bomba na Paraíba
Vítimas retornavam para o Sertão após assistir jogo em Campina Grande.
Um ônibus com cerca de 45 torcedores do Nacional de Patos foi alvo de um ataque a bomba de fabricação caseira na noite desta segunda-feira (27), quando o grupo retornava para casa após o jogo entre o Nacional e Queimadense, realizado em Campina Grande, no Agreste do estado, pela 8ª rodada do campeonato paraibano.
Vândalos cercaram o veículo após o fim da escolta policial em São José da Mata e jogaram várias pedras e o artefato em direção ao coletivo, que trafegava pela BR-230 em direção ao Sertão. Algumas pessoas ficaram feridas. Houve muito pânico entre as vítimas.
Até a publicação desta matéria não haviam detalhes sobre prisão dos suspeitos de praticar o crime. Não foram registrados casos de torcedores em estado grave. Eles foram encaminhados à unidades de saúde, onde receberam atendimentos.
Veja a reportagem exibida pela TV Tambaú:
Por meio de nota, o Nacional pediu inclusive ações das diretorias de Treze e Campinense. "O Nacional repudia veementemente essa situação e levará isso ao conhecimento das autoridades competentes. A nossa agremiação cobra também um posicionamento contrário a esse ato criminoso por parte dos dois times de Campina Grande, a saber, @trezefcoficial e @campinenseclube, no intuito de combater esse tipo de atitude que tanto envergonha e empobrece o futebol paraibano", diz o texto.
Em campo
O Nacional venceu o confronto pelo placar de 3 a 0 e rebaixou a Queimadense à 2ª divisão. A equipe é a atual vice-líder do estadual, com 14 pontos. O Naça está à frente de São Paulo Crystal e Treze - dentro do G-4 - e Botafogo-PB e Campinense, que estão fora da zona de classificação.
Contextualizando
Um clima tenso ronda torcedores do Nacional de Patos e do Treze, mais especificamente, há algum tempo. Não é novidade episódios violentos dentro e fora dos estádios quando os clubes se enfrentam, ou não - que é este caso. Em um dos episódios recentes houve disparo de arma de fogo no estádio Presidente Vargas, que chegou a ter partidas remanejadas e punições aos envolvidos.
Este ano, inclusive, por questões de segurança, alguns jogos do Campeonato Paraibano contam adoção de torcida única e alterações do local das partidas - a exemplo do Treze, que ao cumprir suspensão, mandou jogos das primeiras rodadas em João Pessoa.
Leia mais: