Copa do Nordeste faz SBT vencer novelas da Globo
A emissora investiu R$ 5 milhões para ter os direitos do torneio.
A Copa do Nordeste atingiu seu auge na emissora de Silvio Santos na atual temporada. As transmissões do torneio estão chegando à liderança nas três principais capitais do Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza) e vencem inclusive as até então imbatíveis novelas da Globo no horário nobre.
O SBT investiu R$ 5 milhões para ter os direitos do torneio.
Segundo números obtidos pelo site Notícias da TV, as emissoras do SBT Nordeste --ao todo são dez-- já transmitiram nove jogos. Em Fortaleza, a audiência geral é de 11,9 pontos, um crescimento de 35,2% em relação a 2018.
O maior ibope até o momento foi na partida entre Ceará x Náutico, exibido no último dia 6. Foram 17,3 pontos com picos de 21, com 74 minutos de liderança. Ficou à frente da novela Verão 90, da Globo.
Na média, quatro partidas levaram a TV Jangadeiro, afiliada do SBT na Grande Fortaleza, para a ponta: Vitória x Ceará (11,6 pontos), Sergipe x Ceará (12,2 pontos) , Motoclub x Fortaleza (13,7 pontos) e Ceará x Náutico (17,3 pontos). Cada ponto na capital cearense equivale a 12.551 domicílios.
Em Salvador, onde a TV Aratu/SBT exibe os jogos, o desempenho também é bom. O índice geral dos jogos é de 11,0 pontos de Ibope, um ponto acima em comparação com o ano passado. No total, três jogos foram líderes: Santa Cruz x Bahia (9,0 pontos), ABC x Vitória (11,4 pontos) e Sampaio Corrêa x Bahia (13,0 pontos).
A Aratu também conseguiu 324 minutos à frente da Globo, contando todas as partidas. Um ponto vale 13.554 domicílios na cidade soteropolitana. A Globo vive uma crise em Salvador, perdendo em várias faixas horárias para a afiliada da Record na região --e, agora, também fica atrás do SBT.
Por fim, no Recife, a TV Jornal/SBT afirma que cresceu 139% em audiência com os jogos nas tardes de sábado, atingindo 1,5 milhão de indivíduos na capital pernambucana. A emissora não informou suas médias. A reportagem apurou que o jogo entre Ceará x Náutico marcou 9 pontos e foi vice-líder. A Globo ficou com 28 pontos.
Os direitos da Copa do Nordeste foram adquiridos ano passado por cerca de R$ 5 milhões, em um consórcio feito por todas as emissoras do SBT Nordeste. O valor é metade do que a Globo pagava até 2017 --cerca de R$ 10 milhões.
'Telespectador volta a ver futebol no SBT'
Diretor da TV Jornal, afiliada do SBT em Pernambuco, Vladimir Neto faz uma avaliação do bom desempenho do torneio em 2019. Para o executivo, o investimento em estratégia digital e o hábito contaram a favor.
"Cito três pontos que incrementaram a audiência na edição deste ano do torneio: a forte estratégia digital e o novo formato da Copa do Nordeste, que gerou muitos clássicos desde a primeira rodada. Outro ponto importante é que o telespectador está voltando a assistir ao futebol no SBT. Televisão é hábito e a Copa do Nordeste está se solidificando na nova casa", afirma o diretor.
Vladimir Neto projeta um desempenho ainda melhor nas próximas duas fases (semifinais e finais), que serão disputadas entre Fortaleza x Santa Cruz e Botafogo-PB x Náutico.
"A tendência é que tenhamos ainda mais crescimento na nossa audiência, pois o torneio está chegando nas fases finais, o que irá gerar jogos mais competitivos e interessantes para o público", completa.
O contrato da Liga do Nordeste (que organiza a Copa do Nordeste) com o SBT vai até o ano que vem, mas a Globo têm interesse no retorno da competição. Neste ano, o Grupo Globo negociou a compra dos direitos de pay-per-view e TV por assinatura, mas não obteve sucesso. Além do SBT, o Fox Sports exibe o torneio.
Com informações de Notícias da TV