Copa do Nordeste 2018 começa hoje com transmissão da TV Tambaú/SBT
Em Campina Grande, às 19h, pelo Grupo A, o Treze recebe o CRB-AL. A estreia do time paraibano será no Estádio Amigão.
O maior campeonato regional do país começa nesta terça-feira (16)! A abertura da Copa do Nordeste 2018 terá quatro jogos e será transmitida pela emissora mais popular e querida do Brasil: O SBT, através de suas afiliadas na região. A Paraíba tem dois times na competição: Botafogo e Treze.
+ ENQUETE: Qual time paraibano estreia com vitória na Copa do Nordeste
Em Campina Grande, às 19h, pelo Grupo A, o Treze recebe o CRB-AL. A estreia do time paraibano será no Estádio Amigão. O árbitro central é Diego Pombo Lopes, auxiliado por Jucimar dos Santos Dias e Paulo de Tarso Bregalda Gusse.
O Botafogo está no Grupo C e fará sua estreia na próxima quinta-feira (18) contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, às 22h15.
Também pelo Grupo A, às 21h45, o Confiança-SE enfrenta o Santa Cruz-PE, no Estádio Lourival Batista, em Aracaju. Essa partida será transmitida pela TV Tambaú/SBT. O trio piauiense comanda o confronto. Diego da Silva Castro apita a partida e será auxiliado por Rogério de Oliveira Braga e Mauro Cézar Evangelista de Sousa.
+ Portal T5 promove live sobre Copa do Nordeste nesta terça (16)
No mesmo horário, no Estádio Cornélio de Barros, o Salgueiro recebe o Ceará-CE pelo grupo D. Caio Max Augusto Vieira será o árbitro central, tendo como auxiliares os potiguares Lorival Cândido das Flores e Francisco Jailson Fernandes da Silva.
Ainda às 22h45, o Globo-RN enfrenta o Vitória-BA no estádio Manoel Barreto, em Ceará Mirim. O confronto é válido pelo Grupo B. Paulo Sérgio Santos Moreira apita a partida. Os assistentes são Antônio Adriano de Oliveira e Raphael Max Borges Pereira.
+ CBF comemora parceria com SBT para transmissão da Copa do Nordeste
Transmissões
O “Nordestão” será exibido nos anos de 2018 e 2019 pelas 12 afiliadas do SBT na região. A cobertura chega a 89% dos domicílios nordestinos. A edição deste ano da “Lampions League” começa nesta terça (16) e a grande final acontece em 10 de julho.
Para as transmissões, a TV Tambaú escalou o narrador Ivan Nunes e o comentarista Professor União.
+ Zeca Brito é o mascote da Copa do Nordeste; saiba tudo sobre a competição
Público fiel
Outra marca registrada da Copa do Nordeste é a presença do público dentro dos estádios. Na final de 2017, por exemplo, mais de 40.000 pessoas acompanharam o jogo entre Bahia e Sport, na Arena Fonte Nova. A Copa do Nordeste contabiliza também a segunda maior média de público entre as competições no primeiro semestre e a maior audiência da região. Ano passado, a competição registrou uma média de 276 mil telespectadores por minuto, segundo o Ibope.
Mascote
O mascote oficial da Copa do Nordeste é o “Zeca Brito”. Ele representa a competição desde 2014 e foi criado para simbolizar a união entre todas as torcidas do Nordeste. Zeca é representado por um bode, animal típico da região, que utiliza vestimenta nas cores amarelo e azul. A Copa do Nordeste é a única competição do Brasil que tem um mascote oficial.
+ TV Tambaú escala equipe para transmissões da Copa do Nordeste
Bola Asa Branca
O nome da bola da competição foi escolhido por votação popular. O nome é uma propriedade da competição. O detalhe do desenho de 2018 repete um elemento utilizado em 2017: a Turmalina Paraíba, pedra originalmente nordestina, mais preciosa do que o diamante.
Taça
A taça foi inspirada na famosa orelhuda da Champions League. Ela possui nove anéis, onde cada um representa um dos estados do Nordeste. A cada ano uma nova taça é produzida para que possa ser entregue ao time campeão. Apenas os jogadores campeões podem tocar na taça. Ela sempre é manuseada com luvas ou panos para que ninguém tenha contato até o dia da grande final. A taça original da competição roda pelo nordeste durante o tour da taça para que todos os torcedores tenha a oportunidade de vê-la bem de perto. Veja o calendário do tour.
O troféu é feito em aço fundido com banho de ouro. Ele tem 50 centímetros e pesa 27 quilos.
Regulamento
I - Fase Preliminar (seletiva): oito clubes distribuídos em quatro grupos de dois clubes cada;
II - Primeira Fase: 16 clubes distribuídos em quatro grupos de quatro clubes cada;
III - Segunda Fase (Quartas-de-Final): oito clubes distribuídos em quatro grupos de dois clubes cada;
IV - Terceira Fase (Semifinal): quatro clubes, em dois grupos de dois clubes cada.
V - Quarta Fase (Final): dois clubes, em um grupo
Após o término da primeira fase estarão classificados para a fase seguinte os dois primeiros colocados de cada um dos quatro grupos.