Almeidão recebe laudo dos Bombeiros para utilizar capacidade máxima de público
Estádio foi inaugurado há 50 anos e sempre funcionou com restrições
Inaugurado em 9 de março de 1975, o estádio Almeidão, em João Pessoa, nunca pôde receber a capacidade máxima de público para a qual foi construído. O que sempre acontecia era que o Corpo de Bombeiros só liberava o laudo de permissão com restrições de público. Agora, em 2024, o principal estádio da capital paraibana conseguiu a liberação para receber a capacidade máxima. A permissão, no entanto, não especifica a quantidade exata de pagantes que o Almeidão poderá receber nos próximos jogos.
De acordo com a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), o estádio Almeidão agora conta com alarmes para incêndio e pânico, mais saídas de emergência, sinalizadores, portões relocados, nova iluminação nas dependências internas, novos hidrantes, novos extintores e estão previstos outros serviços de modernização do equipamento.
"Ano após ano, o torcedor ficava sempre na apreensão com receio do Almeidão ter restrição de público nos jogos, sempre havia termos de ajustamento de conduta (TACs) que eram assinados, mas agora, de fato, a aprovação está cem por cento no que diz respeito ao Corpo de Bombeiros. Tudo foi graças ao trabalho intenso para não só corrigir o que era necessário, como também realizar aquisição de equipamentos e várias outras intervenções feitas nessa praça esportiva", disse Lindolfo Pires, secretário da Juventude, Esporte e Lazer.
Que laudo é esse?
Corpo de Bombeiros é uma instituição auxiliar do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público da Paraíba (Nudetor), que emite o laudo de segurança para competições desportivas, uma exigência legal para que um estádio possa receber eventos. Além do laudo do Corpo de Bombeiros, o estádio também deve ser descrito em suas características físicas, positivas e negativas, que influenciam na segurança dos usuários.