TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
paralimpíadas 2024

Primeira medalha do Brasil nas Paralimpíadas 2024 é ouro de Gabriel Araújo

Esta conquista representa a quarta medalha paralímpica de Gabriel Araújo

Por Redação T5 Publicado em
Gabriel araujo
O nadador brasileiro Gabriel Araújo fez história ao conquistar a primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 (Foto: Ale Cabral/CPB)

O nadador brasileiro Gabriel Araújo fez história ao conquistar a primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 e, imediatamente, o primeiro ouro da competição nesta quinta-feira (29). Araújo venceu na prova dos 100m costas S2, destinada a atletas com grandes limitações físico-motoras, com um tempo de 1min53s67, na Arena La Défense. Este é o melhor tempo da carreira do nadador e um recorde das Américas.

O segundo lugar foi ocupado por Vladimir Danilenko, atleta neutro, com o tempo de 2min01s34. Em terceiro, ficou o chileno Alberto Caroly Diaz, com 2min01s97.

Esta conquista representa a quarta medalha paralímpica de Gabriel Araújo. Nos Jogos de Tóquio-2020, ele havia sido prata na mesma prova e conquistado ouro nos 200m livre e nos 50m costas. Araújo também é o atual bicampeão mundial dos 100m costas.

Gabriel Araújo foi o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos. Ele nasceu com focomelia, uma doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, e começou a nadar com o incentivo de um professor de Educação Física.



Relacionadas