TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
paris 2024

Beatriz Silva é dona da primeira medalha de ouro do Brasil nas olimpíadas de Paris

Esta é a primeira olimpíada que Beatriz participa

Por Redação T5 Publicado em
Beatriz Souza d26e8641cb
Na semifinal, Beatriz venceu a atual número 1 do mundo, Romane Dicko (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

A judoca brasileira Beatriz Souza conquistou a medalha de ouro na categoria peso pesado do judô durante os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Esta é a primeira participação da atleta em uma Olimpíada, aos 26 anos. Na final, Souza superou a israelense Raz Hershko, com quem já havia vencido quatro vezes em competições anteriores.

Na semifinal, a judoca brasileira havia enfrentado e vencido a francesa Romane Dicko, atual número 1 do mundo. Natural de Peruíbe, litoral sul de São Paulo, Beatriz começou a praticar judô aos sete anos. Ela é a única entre suas três irmãs a seguir a carreira no esporte, influenciada pelo pai, também judoca.

Nos Jogos de Tóquio 2020, realizados em 2021 devido à pandemia de covid-19, ela foi cotada para representar o Brasil, mas a vaga na categoria foi para Maria Suelen Altheman, que atualmente treina a nova campeã olímpica.

Beatriz Souza acumula uma impressionante coleção de títulos, incluindo três medalhas em Campeonatos Mundiais de Judô—duas de bronze e uma de prata. Ela também foi campeã cinco vezes no Pan-Americano e possui 24 medalhas em Copas do Mundo e 17 no World Judô Tour, com quatro vitórias. Em 2023, conquistou ouro no Grad Slam de Baku e no Grand Prix de Linz, na Áustria.

Eleita a melhor judoca do Brasil pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 2023, Beatriz Souza defende o Esporte Clube Pinheiros e é atleta militar.



Relacionadas