TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Paris 2024

Brasil conquista primeiras medalhas nas Olimpíadas 2024

Judoca William Lima foi o primeiro brasileiro a subir ao pódio, assegurando a prata na categoria até 66 kg

Por Gabriela Lins Publicado em
William lima
William Lima nas Olimpíadas de Paris 2024 (Foto: Wander Roberto/COB)

O Brasil garantiu suas três primeiras medalhas nas Olimpíadas de Paris nesta tarde de domingo (28). William Lima conquistou a prata no judô, enquanto Larissa Pimenta e Rayssa Leal levaram o bronze em suas respectivas modalidades.

William Lima foi o primeiro brasileiro a subir ao pódio, assegurando a prata na categoria até 66 kg do judô. Na final, ele enfrentou o japonês Hifumi Abe, campeão olímpico em Tóquio 2020. Lima sofreu um ippon, conhecido como “o golpe perfeito” no judô, ficando com a segunda colocação.

Larissa Pimenta e William Lima
Larissa Pimenta e William Lima (Foto: Wander Roberto/COB)

A segunda medalha do dia para o Brasil também veio do judô. Larissa Pimenta conquistou o bronze na categoria até 52 kg após vencer a italiana Odette Giuffrida. Pimenta foi derrotada nas quartas de final pela francesa Amandine Buchard, mas conseguiu uma nova chance ao vencer a alemã Mascha Ballhaus na repescagem com um ippon. Na disputa pelo bronze, Pimenta superou Giuffrida no golden score, garantindo a 26ª medalha olímpica do Brasil no judô.

Rayssa Leal trouxe a terceira medalha do dia para o Brasil no skate street feminino, conquistando o bronze. Medalhista de prata em Tóquio 2020, Rayssa se tornou a primeira atleta a ganhar duas medalhas olímpicas antes dos 18 anos.

Rayssa leal skate paris e1722175106356
(Gaspar Nóbrega/COB)

A Fadinha do Skate assegurou o bronze com uma pontuação de 88,83 pontos em sua última manobra, totalizando 253,37 pontos na competição. Uma de suas manobras recebeu 92,88 pontos, quebrando o recorde olímpico entre homens e mulheres. No entanto, a japonesa Coco Yoshizawa superou essa marca com 96,49 pontos em sua última manobra, conquistando o ouro.

Outras disputas

Quase veio mais uma medalha com a canoísta Ana Sátila, que ficou em quarto lugar na final da canoagem slalom K1. Sátila teve o segundo melhor tempo, com 100,69 segundos, mas foi superada pela britânica Kimberly Woods (98,94), pela polonesa Klaudia Zwolinska (97,53) e pela australiana Jessica Fox (96,08).

Outros destaques do dia incluíram a seleção feminina de handebol, que perdeu para a Hungria por 25 a 24, e a equipe de futebol feminino, derrotada pelo Japão por 2 a 1.

No vôlei de praia, as duplas femininas venceram suas partidas por 2 sets a 0: Bárbara Seixas e Carol Solberg superaram as japonesas Akiko Hasegawa e Miki Ishii, enquanto Ana Patricia e Duda Lisboa venceram as egípcias Marwa Abdelhady e Doaa Elghobashy.

Próximos jogos deste domingo (28)

  • 15h - Rugby sevens feminino: EUA x Brasil
  • 15h - Vôlei de praia masculino: Evandro e Arthur x Horl e Horst
  • 15h - Boxe masculino: Keno Machado x Patrick Brown
  • 16h - Ginástica artística feminina: Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade
  • 16h - Tênis de mesa simples masculino: Hugo Calderano x Andy Pereira
  • 17h - Tênis de mesa simples feminino: Bruna Takahashi x Offiong Edem
  • 18h40 - Surfe masculino


Relacionadas