Operação investiga manipulação no Brasileirão; veja em quais partidas
Pelo menos cinco partidas de campeonatos estaduais também foram manipuladas pela organização criminosa.
Uma operação, deflagrada nesta terça-feira (18), identificou jogadores e apostadores suspeitos de manipular resultados de jogos de futebol, inclusive da Série A do Brasileirão. A ação é do Ministério Público de Goiás (MPGO).
Há suspeitas de que o grupo criminoso tenha atuado em pelo menos cinco jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022, bem como em cinco partidas de campeonatos estaduais, entre eles, os campeonatos Goiano, Gaúcho, Mato-Grossense e Paulista, todos deste ano.
Estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão em Goianira (GO), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Pelotas (RS), Santa Maria (RS), Erechim (RS), Chapecó (SC), Tubarão (SC), Bragança Paulista (SP), Guarulhos (SP), Santo André (SP), Santana do Parnaíba (SP), Santos (SP), Taubaté (SP) e Presidente Venceslau (SP).
Veja, abaixo, quais são os jogos:
- Santos x Avaí (5/11): suspeita de tentativa de cooptação de atleta do Santos para tomar cartão amarelo.
- Red Bull Bragantino x América-MG (5/11): aliciamento do atleta do Bragantino para cartão amarelo.
- Goiás x Juventude (5/11): aliciamento de dois atletas para tomar amarelo.
- Cuiabá x Palmeiras (5/11): um jogador do Cuiabá também aliciado para tomar amarelo
- Santos x Botafogo (10/11): atleta cooptado para levar cartão vermelho.
- Juventude x Palmeiras (10/9): aliciamento para tomar cartão amarelo.
Investigações
A ação é um desdobramento da Operação Penalidade Máxima, deflagrada em fevereiro deste ano, a qual resultou na denúncia contra 14 pessoas por prática de corrupção em âmbito esportivo, mas em partidas da série B do Brasileirão. Entre os envolvidos estavam jogadores do Vila Nova Futebol Clube, Sampaio Corrêa Futebol Clube e da Tombense Futebol Clube.
Leia também: