Triatleta paraibano escala monte mais alto da África
Louis Philippe é uma das referências brasileiras no quesito de escalar montanhas
O Triatleta Louis Philippe é uma das referências brasileiras quando o assunto é escalar montes. Em entrevista ao Portal T5, o esportista comentou a sensação de escalar o monte Kilimanjaro, considerado o mais alto do continente africano, além de dar dicas para quem pretende iniciar a prática da escalada.
Praticante de escalada há mais de dez anos, Louis falou sobre a preparação para se escalar um monte "Para fazer uma escalada, é necessário realizar uma preparação física e mental. A minha preparação física específica (para escalar o Kilimanjaro), realizei por 4 meses. Mas ressalto que sou atleta de ironman (Competição de Triatlo), então, já possuía um bom preparo físico. O que precisei acrescentar foi caminhar com as botas e carregando peso de mochilas, para simular as condições da montanha. E duas semanas antes, viajei para a Áustria e realizei trilhas em montanhas, para começar a aclimatação."
Na sequência, o triatleta comentou sobre as dificuldades encontradas na escalada do monte africano, "Foi um percurso muito desafiador. Enfrentamos temperaturas baixíssimas, de 36 graus negativos e uma tempestade de neve, onde foi preciso ficar tirando neve da barraca de camping a cada 10 minutos, pois, caso contrário, ela desabaria com o peso. E no dia do ataque ao cume saímos às 12 horas da noite e retornamos apenas 17 horas depois. Um dia extremamente cansativo."
Louis afirmou que seu próximo objetivo é a escalada do Mont Blanc, na Europa. Contudo, antes disso, planeja um 'pedal' entre João Pessoa e Juazeiro do Norte. Por fim, o triatleta deu dicas para quem pretende iniciar na pratica de escalada, "A primeira coisa que a pessoa deve fazer é comprar um bom calçado, pois os pés são o ponto mais importante de uma boa trilha. Depois, é importante a realização de um treinamento que inclui caminhadas com aumento progressivo do tempo e distância. No mais, é aproveitar a paisagem."
Leia também: