Camisa azul do Brasil têm relação com manto de Nossa Senhora
Camisa foi usada pela primeira vez na Copa de 58, na Suécia
A camisa azul da seleção brasileira é uma das preferidas da torcida. Nesta Copa do Mundo, o uniforme ganhou detalhes especiais, com uma estampa de onça. Mas você sabe como surgiu a camisa que substitui a tradicional amarelinha do Brasil?
Tudo começou há 64 anos, durante a final da Copa do Mundo da Suécia, em 1958. Na ocasião, o Brasil iria enfrentar os donos da casa, que também tinham uniformes amarelos como oficiais. Vale dizer que naquela época não existia camisas substitutas. Por esse motivo, foi feito um sorteio para decidir quem poderia usar o uniforme amarelo.
A Suécia ganhou o sorteio e o Brasil teve que confeccionar novas camisas. Foi aí que o chefe da delegação naquela Copa, Paulo Machado de Carvalho, produziu os uniformes azuis. Os jogadores, no entanto, ficaram desconfiados e o chefe precisou explicar que a escolha pelo tom azulado tinha relação com manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Na primeira vez que o uniforme azul foi usado, deu sorte. Naquela copa, o Brasil conquistou o primeiro título, vencendo a Suécia por 5 a 2.
Leia também: