Croácia vence Marrocos e conquista terceiro lugar na Copa do Mundo 2022
A partida aconteceu neste sábado (17).
A Croácia venceu o Marrocos por 2 a 1 neste sábado (17) e conquistou o terceiro lugar da Copa do Mundo 2022, no Catar. A conquista da seleção axadrezada vem quatro anos após o vice-campeonato na Rússia.
Um dos jogadores mais importantes da Croácia, Luka Modric, de 37 anos, se aposenta do Mundial. Ele já havia dito que a Copa do Catar, a quarta da carreira, seria a última. O camisa 10 foi importante nas partidas da Croácia, principalmente nas quartas de final, quando foi o dono do meio-campo no jogo contra o Brasil.
Em lados diferentes do chaveamento, os europeus precisaram dos pênaltis para despacharem Japão e Brasil, mas não resistiram à Argentina. Os africanos, que também foram à marca da cal para eliminarem a Espanha e que superaram Portugal no tempo normal, pararam apenas na França.
Marroquinos e croatas fizeram uma partida aberta, com dois gols em menos de dez minutos. Os europeus abriram os trabalhos. Aos seis, Majer cobrou falta na ponta esquerda da área, o atacante Ivan Perisic escorou para dentro e o zagueiro Josko Gvardiol marcou de cabeça. A resposta dos Leões do Atlas veio dois minutos depois, com Achraf Dari. Após uma bola alçada na área por Ziyech e desviada por Majer, o zagueiro se antecipou ao goleiro Dominik Livakovic e conferiu na pequena área. Aos 41 minutos, o volante Mateo Kovacic desarmou Attiat-Allah e rolou na esquerda para Orsic, que bateu de primeira, encobrindo o goleiro e fazendo um golaço.
Na volta do intervalo, o desgaste das equipes se mostrou evidente. A Croácia, que disputou duas prorrogações na Copa, recolheu as linhas e possibilitou ao Marrocos ter mais a bola no ataque. Os africanos, por sua vez, sofreram com a ausência de peças importantes por lesão e esbarraram na falta de criatividade. Chances claras, foram duas, com Youssef En-Nesyri. Aos 29 minutos, Attiat-Allah cruzou pela esquerda, a zaga croata afastou mal e a bola sobrou nos pés do atacante, na cara de Livakovic, mas o goleiro salvou o chute no bico da pequena área.
Nos acréscimos, a dobradinha Attiat-Allah/En-Nesyri funcionou novamente. Ou quase, já que a cabeçada do atacante, após cruzamento do lateral, outra vez pela esquerda, foi por cima. Após o apito final, os jogadores marroquinos reclamaram muito com a arbitragem, contestando a não marcação de supostos pênaltis a favor dos Leões do Atlas.
Leia também:
Argentina e França duelam em busca do título de campeã da Copa do Mundo
*Com informações da Agência Brasil