Fortaleza bate o Sport por 1 a 0, na Arena Castelão, e é campeão da Copa do Nordeste
Na noite deste domingo (3), o Leão do Pici venceu o Leão da Ilha, com gol de Yago Pikachu em cobrança de pênalti, repetiu 2019 e faturou a taça
É campeão!!! O Fortaleza bateu o Sport por 1 a 0, neste domingo, na Arena Castelão, em Fortaleza, e se sagrou campeão da Copa do Nordeste pela segunda vez. O gol foi marcado por Yago Pikachu, em cobrança de pênalti, aos 47 minutos do primeiro tempo. O jogo foi transmitido com exclusividade em TV aberta pela TV Tambaú/SBT, com narração de Cristiano Sacramento e comentários de Geri Júnior.
O jogo
A decisão começou animada. Logo aos 2 minutos de jogo, Lucas Lima lançou Renato Kayzer dentro da área e o atacante do Fortaleza pediu falta após divida com Sabino. O árbitro do jogo, Marielson Alves Silva, foi ao VAR, comandando por Wagner Reway, da Federação Paraibana de Futebol, para analisar a jogada e, depois de alguns minutos, decidiu não marcar o pênalti.
O Leão do Pici seguiu dominando as ações, trocando passes e rondando a área rubro-negra. Aos 19 minutos, em jogada bem trabalhada, Lucas Lima lançou Moisés na esquerda, que avançou e cruzou para trás, devolvendo a bola para o camisa 13 pegar de primeira e levar perigo ao gol de Maílson.
A primeira chegada pernambucana foi aos 24 minutos, com Sander. Em boa jogada individual, o lateral deu uma caneta em Yago Pikachu, invadiu a área e mandou pro gol. Max Wallef deu rebote, mas a defesa tricolor conseguiu recuperar e sair jogando. Aos 30, Hércules respondeu, de fora da área, fazendo Mailson trabalhar. Pouco depois, Bill chegou bem pelo Sport, mas mandou pra fora. Já Moisés, pelo Fortaleza, teve um chute perigoso cortado por Sabino.
Pikachu abre o placar
Quando parecia que o jogo iria para o intervalo sem gols, Moisés tentou driblar Rafael Thyere dentro da área e foi derrubado, o árbitro, em cima do lance, marcou o pênalti. Aos 47 minutos de jogo, Yago Pikachu bateu, a bola passou embaixo de Mailson e parou no fundo das redes: 1 a 0 para o Leão do Pici. Nos últimos lances da primeir etapa, o Sport ainda tentou levar perigo com Luciano Juba e Sabino, mas não tiveram sucesso.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, a partida ficou pegada, com cartões amarelos sendo distribuidos nos primeiros minutos da etapa complementar. Aos 10 minutos, o Fortaleza teve falta na intermediária. Lucas Lima tentou surpreender em cobrança rasteira, direto para o gol, mas Sander se jogou na bola e salvou o lance. O próprio lateral rubro-negro, dois minutos depois, respondeu no ataque. Ele recebeu bola de Denner e mandou o chute para a defesa de Max Wallef.
O Sport só conseguiu assustar aos 21 minutos. Foi em um cruzamento de Luciano Juba que achou Pedro Naressi sozinho na pequena área. O camisa 6 cabeceou com firmeza e exigiu defesa monumental de Max Wallef. Apesar do perigo, o lance está invalidado pelo bandeirinha, que flagrou o impedimento de Naressi.
VAR sendo usado novamente
Dois minutos depois, Sander recebeu boa bola na esquerda, foi para cima de Marcelo Benevenuto e caiu após a dividida. O árbitro não hesitou e marcou o pênalti, mas foi chamado pelo VAR para esclarecer se o lance havia sido dentrou ou fora da área. Depois de alguns minutos de analise e vários ângulos de imagem, Marielson Alves Silva marcou a falta fora da área. Na cobrança de Parraguez a bola desviou e foi para escanteio, Luciano Juba cruzou na área para cabeceio perigoso de Sabino.
Aos 35, Wagner Reway chamou novamente o árbitro do jogo para revisar um lance de cartão vermelho, uma cotovelada de Robson em Rafael Thyere. Não deu outra: expulsão para o atacante do Fortaleza, que ficou com um a menos em campo e deixou a decisão ainda mais quente.
Apagão
A equipe do Recife foi para cima, tentando aproveitar a superioridade númerica, mas o jogo foi paralizado porque a energia caiu na Arena Castelão aos 44 minutos da segunda etapa. A torcida fez uma bela festa nas arquibancadas, usando as lanternas dos celulares, até que o jogo foi retomado aos 47.
Fim de papo: Fortaleza campeão!
Com 8 minutos acrescidos pelo árbitro, o Sport tentou ir para cima, mas não teve êxito. Os tricolores controlaram o jogo, se protegeram bem e evitaram subidas leoninas. A chuva engrossou em Fortaleza e impediu que a bola rolasse facilmente, o que deixou o jogo ainda mais truncado.
Perto do final, muita confusão. Duas bolas foram jogadas para dentro do campo por pessoas que estavam do lado de fora, o que deixou inconformado o técnico Gilmar Dal Pozzo, que precisou ser controlado por membros da comissão técnica rubro-negra.
Foi aos 58 minutos, 5 além do tempo prometido, que o árbirto apitou e encerrou o jogo. O Fortaleza repetiu 2019 e faturou mais um título da Copa do Nordeste, para a festa da torcida que lotou a Arena Castelão.
Escalações:
Fortaleza: Max Wallef; Landazuri, Benevenuto e Titi; Hércules (Felipe), Zé Welison, Yago Pikachu, Lucas Lima (Jussa) e Juninho Capixaba; Moisés (Silvio Romero) e Renato Kayzer (Robson). Téc.: Juan Pablo Vojvoda
Sport: Maílson; Rafael Thyere, Sabino e Chico (Alan); Ewerthon, William Oliveira (Ronaldo Henrique), Denner (Jaderson) e Sander (Lucas Hernandéz); Luciano Juba, Bill (Pedro Naressi) e Parraguez. Téc.: Gilmar Dal Pozzo
Veja também: