Médico explica o que é ostarina, achada no antidoping de Tandara
A jogadora foi suspensa dos jogos de Tóquio
A jogadora de vôlei Tandara foi surpreendida com seu resultado do teste antidoping, realizado em 7 de julho. A substância encontrada, Ostarine, é proibida em competições. O médico endocrinologista Dr. Yago Fernandes (@yagofernandes.dr) explica o porquê da proibição.
“O que acontece é que o Ostarine, assim como outros SARMS, usam os mesmos receptores da testosterona no tecido ósseo e muscular. Essa ligação estimula a síntese de proteínas, promovendo o aumento do músculo. Ele ocupa o mesmo receptor da testosterona, mas não é testosterona! Por esse motivo ele entra na classe de anabolizante. Ajudando no aumento da força e da massa muscular. Por esse motivo é considerado um anabolizante. Sendo proibido na competição”, explica o profissional.
O medicamento está sendo muito estudado no combate a osteoporose e sarcopenia. Desenvolvido com o intuito de prevenir e tratar a perda de massa muscular e óssea. O benefício é maior ainda nas mulheres que querem ficar longe dos efeitos colaterais com o uso dos anabolizantes, como: engrossamento da voz, aumento de pêlos, aumento do clítoris e irritabilidade.
O acompanhamento com o endocrinologista é fundamental para ajuste de dose, tempo de uso e diminuição dos efeitos colaterais.