Paralimpíadas começam nesta terça; confira os nomes na delegação paraibana
Ao todo, o Brasil terá 260 atletas - 22 são representantes da Paraíba.
Os jogos Paralímpicos de Tóquio começam nesta terça-feira (24), com a forte presença da delegação brasileira. Serão 434 pessoas (entre atletas, staff e comissões técnicas) que representarão o país – considerado uma das potências paralímpicas. Dos 260 atletas, 22 são representantes da Paraíba. O estado tem em Petrúcio Ferreira a principal expectativa de medalhas. Ele é o atleta paralímpico mais rápido do mundo.
A cerimônia de abertura será realizada no Estádio Nacional do Japão, às 8h (horário de Brasília). No mesmo dia, já começam as primeiras disputas do evento.
Vale lembrar que jamais uma missão brasileira em Jogos Paralímpicos no exterior teve tamanha proporção. Na última edição fora do Brasil, em Londres 2012, o Brasil compareceu com 178 atletas, até então a maior. O número para a capital japonesa só é superado pela participação nos Jogos Rio 2016, já que o Brasil garantiu vagas em todas as modalidades por ser país sede e contou 286 atletas no total, ficando em 8º lugar no ranking de medalhas.
- Confira a delegação paraibana
Emerson Silva e José Roberto - goalball
Dailton Freitas e Jonatas Castro - técnico e assistente técnico da seleção feminina
Futebol de cinco - Damião Robson, Matheus Costa, Luan Lacerda e Jardiel Vieira (todos jogadores). Na comissão técnica: Fábio Luiz (treinador), Josinaldo Costa (assistente), Alexandre Sérgio (analista técnico), Edson Gomes (preparador físico), Harekson Barbosa (fisioterapeuta)
Atletismo - Petrúcio Ferreira, Cícero Valdiran, Ariosvaldo Fernandes (atletas). Pedro Almeida (treinador).
Taekwondo - Silvana Fernandes
Halterofilismo - Ailton Andrade
Judô - Wilians Silva
Natação - Ronystony Cordeiro (atleta) e Adeilton Dantas (enfermeiro).