Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Sábado,
29 de Março
História

Entenda por que as artes já foram modalidades nas Olimpíadas

Um dos fundadores do Comitê Olímpico Internacional chegou a ganhar uma das medalhas de ouro.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Jogos de Estocolmo, em 1912 (à esq.); jogos de Tóquio, em 2021 (à dir.)
Jogos de Estocolmo, em 1912 (à esq.); jogos de Tóquio, em 2021 (à dir.) (Imagem: Reprodução)
ouça este conteúdo

Hoje supermodalidades: antes um toque de arte e leveza. Os jogos olímpicos também já foram palco de grandes artistas como poetas, arquitetos, escultores e pontores. Isso ocorreu porque o 
Barão Pierre de Coubertin foi um dos fundadores do Comitê Olímpico Internacional (COI). a Instituição foi criada em 1894. Os primeiros jogos olímpicos como conhecemos atualmente aconteceram em 1896.

A ideia de inserir artes e não só o esporte surgiu a partir da proposta da Grécia Clássica. Nela, mente, corpo e intelecto não se separam. Desta forma, foram inseridas competições nas demais áreas.

Apesar de encaminhar, a proposta sofreu muita resistência. Desta forma, não perdurou além dos anos de 1912 e 1948. A primeira edião ocorreu nos jogos de Estocolmo, na Suécia, em 1012. Na ocasiao, participaram representantes da música, pintura, literatura, escultura e arquitetura.

Uma curiosidade é que o próprio Barão Pierre de Coubertin também foi um dos vencedores. A história conta que ele temia não gaver competidores suficientes para a realização. E daí, inscreveu com um poema de própria autoria com pseudônimo de George Hohorod e Martin Eschabach. A obra consquistou ouro em 1912.



Relacionadas
noscript