Brasil goleia o Peru e mantém liderança do grupo na Copa América
Gols da equipe de Tite foram marcados por Alex Sandro, Neymar, Everton Ribeiro e Richarlison
A seleção brasileira goleou o Peru por 4 a 0 na noite nessa quinta (17), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada da Copa América. Com o resultado, o time canarinho se manteve na liderança do Grupo B. Os gols da equipe de Tite foram marcados por Alex Sandro, Neymar, Everton Ribeiro e Richarlison.
O camisa 10 do Brasil anotou o seu 68º gol pela seleção, ajudando o time a manter o retrospecto amplamente favorável diante do Peru: são 34 vitórias, nove empates e somente cinco derrotas.
O Brasil chegou aos seis pontos na Copa América, ficando à frente da Colômbia, que mais cedo enfrentou a Venezuela e não saiu do empate sem gols. A seleção folga na próxima rodada e só volta a campo na quarta-feira (23), diante da Colômbia, também no Nilton Santos. Já o Peru encara os colombianos no domingo (20), no estádio Olímpico de Goiânia.
O jogo
O Brasil iniciou o jogo trocando passes no campo de defesa e procurando espaços. Aos 10 minutos, o time canarinho conseguiu avançar e garantiu a sua primeira finalização com Fred. Na sequência, abriu o placar com Alex Sandro. O gol brasileiro saiu após Everton Cebolinha cruzar e a bola desviar em Gabriel Jesus, que tocou para o meio da área. O lateral-esquerdo apareceu e mandou para o fundo da rede.
O Peru tentou responder, mas foi apertado por Neymar. O camisa 10 chegou a fazer boas jogadas, sendo interceptado pela defesa rival. O segundo gol da seleção brasileira quase saiu aos 24 minutos, quando Fabinho pegou a sobra após escanteio cobrado pelo atacante e arriscou de fora da área, mandando à esquerda do gol peruano.
A seleção brasileira chegou a apresentar dificuldades para seguir levando a bola ao ataque e o jogo foi disputado em ritmo lento. Alex Sandro ainda apareceu nos minutos finais para tentar ampliar o placar. Após receber passe de Neymar, ele finalizou de canhota e mandou por cima do gol de Gallese.
No primeiro tempo, o Peru apresentou perigo apenas uma vez, aproveitando um erro de Fred. Na jogada, Cueva fez bom passe para Yotún dentro da área. O camisa 19 do Peru finalizou com uma cavadinha e a bola passou por Ederson, mas Danilo apareceu para salvar a equipe brasileira.
O Brasil voltou a campo com mudanças na etapa final. Everton Ribeiro entrou no lugar de Gabigol e Gabriel Jesus passou a jogar centralizado. Richarlison também ganhou a sua chance na equipe com a saída de Everton Cebolinha.
Aos 14 minutos, Neymar foi derrubado na área e o juiz assinalou a penalidade máxima, mas voltou atrás após checagem do VAR. O lance não impediu Neymar de buscar o segundo gol do Brasil. Quatro minutos depois, aos 22, o atacante recebeu um passe de Fred e finalizou mandando no canto direito do gol.
O time de Tite cresceu e passou a controlar o jogo. O terceiro gol foi marcado aos 43 minutos, com Everton Ribeiro. O meia recebeu um passe de Richarlison e ficou livre na área para concluir. Aos 46 minutos, o próprio Richarlison fechou o placar para o Brasil.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 4 X 0 PERU - COPA AMÉRICA - 2ª RODADA - GRUPO B
Estádio: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 17 de junho de 2021, às 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: Gabriel Chade e Ezequiel Brailovsky(ARG)
Árbitro de vídeo: Mauro Vigliano (ARG)
Cartões amarelos: Gabriel Jesus (Brasil); Yotún e Távara (Peru)
GOLS: 1-0 Alex Sandro (11'/1T); 2-0 Neymar (22'/2T); 3-0 Everton Ribeiro (43'/2T); 4-0 Richarlison (48'/2T)
BRASIL: Ederson; Danilo (Emerson), Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Fabinho, Fred e Neymar; Gabriel Jesus, Everton Cebolinha (Richarlison) e Gabigol (Everton Ribeiro). Técnico: Tite
PERU: Galesse; Corzo, Christian Ramos, Abram, Marcos López; Tapia, Yotún, Carrillo, Cueva, Peña (Iberico); Lapadula (Valera). Técnico: Ricardo Gareca