STF declara Sport como único Campeão Brasileiro de 1987
Prazo para o Flamengo recorrer da decisão venceu na última sexta-feira (16).
Uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro parece ter chegado ao fim. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria de votos, que o Sport Clube Recife é o único e verdadeiro campeão brasileiro de 1987.
Após anos de batalhas jurídicas, a ação transitou em julgado na última sexta-feira (17), vencendo assim todos os prazos legais para que o Flamengo recorresse da decisão, tendo inclusive a baixa definitiva e efetuada.
Tudo começou nas finais do campeonato de 1987, cujo os clubes foram os responsáveis por organizar o torneio nacional. Mas a CBF ordenou que houvesse semifinal entre Flamengo e Internacional, primeiro e segundo, respectivamente, colocado do módulo verde, para poderem disputar contra o vencedor de Sport e Guarani, primeiro e segundo colocados, respectivamente, do módulo amarelo.
Mas Flamengo e Internacional se recusaram a disputar as finais contra os clubes do módulo amarelo, por entenderem que eles integravam a segunda divisão do campeonato. Assim, o Sport venceu o Guarani, e com a desistência do Flamengo, sagrou-se Campeão Brasileiro de 1987.
Com a decisão, o Flamengo agora é pentacampeão Brasileiro, com cinco títulos, e não mais hexa, como se declarava.