Árbitro de vídeo é aprovado como nova regra do futebol; Fifa segura anúncio sobre Copa
Agora uma regra homologada no futebol, o VAR deve ser confirmado no Mundial da Rússia em duas semanas.
O árbitro de vídeo (VAR) agora é oficial no futebol. Neste sábado, a International Football Association Board (IFAB), entidade responsável pelas regras do esporte mais popular do planeta, aprovou o uso do sistema na modalidade. A Fifa, por outro lado, segurou o anúncio sobre a utilização da tecnologia na Copa do Mundo.
Agora uma regra homologada no futebol, o VAR deve ser confirmado no Mundial da Rússia em duas semanas. No próximo dia 16, a Fifa realiza nova reunião do Conselho e provavelmente usará o encontro para anunciar o uso inédito da tecnologia na principal competição do calendário.
De acordo com o comunicado divulgado, a IFAB aprovou de maneira unânime a inclusão do árbitro de vídeo nas regras do futebol. Agora com a chancela da entidade que regulamenta o futebol, todas as competições organizadas pela Fifa agora contarão com o VAR para auxiliar os juízes.
A decisão foi comemorada pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, um dos principais incentivadores do uso da tecnologia no futebol. O dirigente máximo crê que o sistema vai trazer "mais justiça aos jogos". Com informações de Uol.
"A partir de hoje, o árbitro de vídeo faz parte do futebol e isso é uma notícia importante. É um assunto discutido há décadas, mas que há dois anos decidimos testar para saber se funcionaria ou não. Fizemos os testes, analisamos e cerca de 20 federações testaram, tivemos uma análise acadêmica e chegamos que o VAR é bom para o futebol", discursou o dirigente.