Bicicross vira paixão de pai e filho na Paraíba
Walmir e seu filho Luan treinam juntos todos os dias em uma pista de bicicross.
Não há nem
discussão quando se fala sobre qual seria o esporte mais popular do
Brasil, a resposta está na ponta da língua de cada brasileiro: o
futebol. Ele é o preferido da maioria das pessoas no país, mas
sempre existe um espaço no coração para outras modalidades.
Pai e filho moradores de João Pessoa são apaixonados por um esporte que não tem tanta visibilidade quanto o futebol, e a proximidade com o bicicross começou por acaso. “A gente fazia umas rampinhas no meio da rua e eu comecei a gostar, aí conheci o bicicross e até hoje tô praticando esse esporte”, conta o mecânico Walmir Guedes.
Ele também fez questão de trazer seu filho junto para compartilhar do mesmo hobbie, e hoje ambos treinam lado a lado todos os dias em uma pista específica para o esporte. “Quando meu filho nasceu eu já programei a vida dele no bicicross. Aos 2 anos de idade comprei aquelas mini-bicicletas pra ele, que começou a andar no terraço de casa. Aí ele foi crescendo e passou a andar mais, até a gente arrumar uma bicicleta mais adequada pro tamanho dele”, explica.
Huxylei Luan acabou virando atleta no esporte, chegando a disputar e ganhar diversas competições pelo Nordeste. Com o apoio do pai, ele agora treina com dedicação para disputar um torneio que vai acontecer em dezembro na Bahia, e quem sabe alçar vôos mais altos no ano que vem.
“Eu tô me
esforçando o máximo pra poder conseguir. E próximo ano já estou
me organizando pra poder ir pro Torneio Brasileiro e correr na Junior
Men, que é a 2ª categoria mais forte do bicicross”, completa o
jovem.